Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Nota de insatisfação da bancada feminina no Congresso Nacional pela indicação de três juristas homens para o Supremo Tribunal Federal. Homenagem ao Dia do Taquígrafo ocorrido no último dia 3 de maio.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO. HOMENAGEM.:
  • Nota de insatisfação da bancada feminina no Congresso Nacional pela indicação de três juristas homens para o Supremo Tribunal Federal. Homenagem ao Dia do Taquígrafo ocorrido no último dia 3 de maio.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2003 - Página 9886
Assunto
Outros > FEMINISMO. HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, BANCADA, REPRESENTAÇÃO, FEMINISMO, CONGRESSO NACIONAL, PROTESTO, AUSENCIA, INDICAÇÃO, MULHER, OCUPAÇÃO, FUNÇÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA, TAQUIGRAFO, ELOGIO, QUALIDADE, EFICIENCIA, SERVIÇO.

A SRª SERYS SHLESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Está certo. Vou ler uma nota da Bancada feminina no Congresso.

A bancada feminina no Congresso Nacional vem, de público, reagir com firmeza à decisão do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em indicar três juristas homens para as vagas do Supremo Tribunal Federal. A ausência do nome de uma mulher frustra não só as parlamentares, mas o conjunto da sociedade brasileira. Reafirmamos que a desigualdade racial não é maior que a de gênero, e, por isso mesmo, havia a expectativa, diante do compromisso público assumido pelo Presidente, de que seriam indicados um negro e uma mulher para as três vagas iniciais.

Tendo a competência como critério adotado para a escolha, contemplou-se, com justiça, a raça negra, que, pela primeira vez, se vê representada na mais alta instância do Poder Judiciário. Pelo mesmo critério, o da competência, choca-nos a ausência de uma mulher, e esperamos que tal compromisso seja, de público, imediatamente reiterado pelo Presidente da República nas próximas duas indicações, que serão feitas em 2004 e 2005.

            Seguem-se as assinaturas das Srªs Deputadas do PT, do PcdoB, do PFL, do PMDB, do PMN, do PSB, do PSDB e do PTB, e das Srªs Senadoras Ana Júlia Carepa, Fátima Cleide, Heloísa Helena, Ideli Salvatti, Serys Slhessarenko, Roseana Sarney, Iris de Araújo, Patrícia Saboya Gomes e Lúcia Vânia.

Por fim, gostaríamos de registrar, no Senado da República, que, no dia 03 de maio próximo passado, foi comemorado o Dia do Taquígrafo. Desejo homenageá-los, especialmente na pessoa das taquígrafas presentes neste momento em plenário - não citarei os nomes por falta de conhecimento - e também ressaltar que os trabalhos de Taquigrafia têm sido executados com muita eficiência e presteza. Nossos cumprimentos a todos os taquígrafos e taquigrafas do Senado Federal.

Sr. Presidente, muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2003 - Página 9886