Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. WALY DIAS SALOMÃO, OCORRIDO HOJE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. WALY DIAS SALOMÃO, OCORRIDO HOJE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2003 - Página 9531
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, WALY SALOMÃO, POETA, ESTADO DA BAHIA (BA), SECRETARIO, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), ELOGIO, ATUAÇÃO, CULTURA, BRASIL.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Waly Dias Salomão ocupava, no Ministério da Cultura do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, o cargo de Secretário Nacional do Livro e da Leitura.

Trata-se de um dos maiores poetas e ativistas culturais desta geração. Parceiro de Gilberto Gil, de Caetano Veloso e, por último, de Jardes Macalé, compôs a música Vapor Barato, imortalizada na voz de Gal Costa e recentemente adaptada por Zeca Baleiro sob o título Flor da Pele. Waly Salomão deixa para esta geração e para o Brasil um extenso trabalho, seja na música popular brasileira seja nas atividades culturais, tanto que foi escolhido pelo Ministro Gilberto Gil, logo no início do Governo Lula, para Secretário Nacional do Livro e da Leitura.

Waly Salomão faleceu hoje no Rio de Janeiro e seu corpo será cremado amanhã, e eu gostaria, desta Casa, de me associar a todas as homenagens que lhe estão sendo prestadas durante seu velório na cidade do Rio de Janeiro, ao Ministro Gilberto Gil, ao Governo Federal, mas, acima de tudo, ao povo brasileiro, que perde um grande poeta.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2003 - Página 9531