Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS SR. JOSE DE MEDEIROS TAVARES.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS SR. JOSE DE MEDEIROS TAVARES.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2003 - Página 9678
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE DE MEDEIROS TAVARES, EX GOVERNADOR, EX-DEPUTADO, EX PRESIDENTE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL) - Com muita honra, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Alagoas perdeu, no último dia 27, um dos seus mais ilustres filhos: o ex-Governador José de Medeiros Tavares, aos 70 anos de idade. S. Exª foi sepultado com salvas de tiros e todas as honras de um verdadeiro Chefe de Estado. Além de ter ocupado o maior cargo do Estado, Tavares foi Deputado estadual por três legislaturas, Vice-Governador e Presidente da Assembléia Legislativa por duas vezes.

Integrante de tradicional família política de nosso Estado, era casado com Dona Liege Tavares e deixou quatro filhos: Maurício, Salete, Tereza e o ex-Deputado estadual Raimundo Tavares, também empresário, plantador de cana e Presidente da Federação Alagoana de Futebol, além de oito netos.

Sinto-me, Sr. Presidente, verdadeiramente emocionado e honrado em ocupar esta tribuna para registrar tão triste acontecimento. A história de vida deste ilustre alagoano é marcante.

Movido pela sua admirável capacidade de trabalho e pelo seu talento político, José Tavares teve uma carreira política das mais relevantes.

Era um hábil articulador político. Tinha sensibilidade social com real espírito público. Era uma pessoa de palavra que honrava os seus compromissos e não tinha duas conversas diferentes, uma em cada canto da boca. Talvez por isso, Srªs e Srs. Senadores, praticamente não tinha inimigos. Pelo contrário. Foi amigo de várias gerações de políticos e sempre procurava somar em cada conversa, em cada negociação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2003 - Página 9678