Pronunciamento de Romero Jucá em 12/05/2003
Discurso durante a 53ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Apelo ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Senador Ramez Tebet, para que coloque em votação o projeto de lei complementar, de sua autoria, que visa coibir a sonegação de impostos na distribuição de combustíveis.
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Apelo ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Senador Ramez Tebet, para que coloque em votação o projeto de lei complementar, de sua autoria, que visa coibir a sonegação de impostos na distribuição de combustíveis.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/05/2003 - Página 10647
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, URGENCIA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), AUTORIA, ORADOR, IMPEDIMENTO, SONEGAÇÃO, IMPOSTOS, EMPRESA, DISTRIBUIÇÃO, COMBUSTIVEL.
O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um apelo ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e também um alerta à própria Liderança do Governo no Senado Federal no sentido de pedir apoio ao Projeto de Lei do Senado nº 114, complementar, projeto de minha autoria, que procura coibir e solucionar a grave situação que vivemos nos últimos anos. Trata-se da sonegação de impostos na distribuição de combustíveis.
No ano passado, por meio de ações judiciais, foram sonegados mais de R$3 bilhões dos cofres públicos. Parte desses recursos, vinculada ao Governo Federal, por intermédio da Cide; e a maior parte, vinculada aos Estados, pela cobrança do ICMS. Com o meu Projeto de nº 114, procuro resolver definitivamente a questão e colocar fim a esse escoadouro de dinheiro público que prejudica não apenas a sociedade, mas também as empresas sérias que pagam impostos. Na verdade, o que se verifica, ao final, é uma diferença de competitividade: empresas sérias que pagam todos os impostos e empresas irresponsáveis, irregulares, de fachada, empresas laranjas que compram juízes, conseguem liminares e vendem produtos sem pagar impostos, de forma a contrabandear e a criar problemas para o setor público brasileiro. Portanto, fica aqui o alerta e o apelo a fim de que a Liderança do Governo apóie o projeto e que o Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos possa colocá-lo rapidamente em votação. Dessa forma, poderemos aprovar o projeto, em regime de urgência, no plenário, que visa a fortalecer a arrecadação dos Estados brasileiros.
Peço a V. Exª a transcrição do Projeto de Lei do Senado nº 114, de minha autoria, que trata da matéria referida.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)
***************************************************************************