Discurso durante a 57ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Participação de S.Exa. na primeira missão internacional da Câmara de Comércio Brasil e Rússia, que ocorrerá em Moscou no período de 18 a 21 deste mês.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMERCIO EXTERIOR.:
  • Participação de S.Exa. na primeira missão internacional da Câmara de Comércio Brasil e Rússia, que ocorrerá em Moscou no período de 18 a 21 deste mês.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2003 - Página 11754
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MISSÃO COMERCIAL, AMBITO INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO, CAMARA DE COMERCIO, INDUSTRIA, TURISMO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, OBJETIVO, PROMOÇÃO, COMERCIO EXTERIOR, INCENTIVO, COOPERAÇÃO TECNICA, COOPERAÇÃO FINANCEIRA.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo realiza a primeira missão comercial internacional no atual Governo, em viagem até Moscou. O Brasil mantém com a Rússia superávit comercial. Aquele país é apontado como um dos novos parceiros estratégicos com os quais deverão ser estreitados laços comerciais.

O presidente da Câmara Brasil-Rússia, Gilberto F. Ramos, informa que o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, lidera a missão, formada por 20 representantes de entidades de classe, 34 empresários e representantes do Governo.

Os setores de alimentos (carnes, açúcar, café), tecidos, vestuário, frutas, calçados, jóias e serviços de software e de engenharia representam o foco principal do objeto das negociações com empresas e entidades russas.

Para promover em prazo recorde a missão comercial, a Câmara Brasil-Rússia assinou, em 5 de maio último, com a Apex Brasil, o primeiro convênio de cooperação técnica e financeira da nova administração, por meio do qual será realizada rodada de negócios entre firmas brasileiras e russas, um seminário, com material promocional sobre os participantes da missão, além de organizada recepção na Embaixada do Brasil em Moscou.

Srª Presidente, faço esta comunicação porque deverei integrar, na qualidade de um dos representantes do Senado, essa missão comercial, ao lado do Senador João Batista Motta.

No período de 18 a 21 de maio, estaremos acompanhando essa missão comercial, e, no meu regresso, deverei prestar contas a esta Casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2003 - Página 11754