Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao Sebrae nacional e ao Sebrae-DF pela realização da Feira do Empreendedor, que terá sua edição 2003 em Brasília.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA POPULAR.:
  • Congratulações ao Sebrae nacional e ao Sebrae-DF pela realização da Feira do Empreendedor, que terá sua edição 2003 em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2003 - Página 12199
Assunto
Outros > ECONOMIA POPULAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), LIDERANÇA, INICIATIVA PRIVADA, PARCERIA, PODER PUBLICO, ENTIDADE, PESQUISA, INCENTIVO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, AMPLIAÇÃO, OFERTA, EMPREGO, PRODUTO, SERVIÇO.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), FEIRA, AMBITO NACIONAL, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), CONGRATULAÇÕES, INICIATIVA.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fruto da convergência de vontade e empenho do poder público, lideranças empresariais brasileiras e entidades de pesquisa, o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição de caráter público, conduzida primordialmente pela iniciativa privada, que tem como missão o fomento dos pequenos negócios no País. Em toda a sua existência tem provado cotidianamente a relevância do seu papel, ao despertar nos brasileiros o empreendedorismo - esse espírito pró-ativo que agrega dinamismo, inovação e diversificação às relações econômicas e enseja novos negócios.

Estamos, assim, diante de um modelo vencedor, no qual ganham o pequeno empresário e os governos, mas, sobretudo, a sociedade, em virtude do florescimento e multiplicação das pequenas empresas, com o constante incremento da oferta de empregos, produtos e serviços à sua disposição.

Concentrando um significativo porta-fólio de programas e projetos, o Sebrae vale-se de uma estrutura com cobertura nacional, para executar a sua estratégia de estímulo aos negócios, onde prevalecem as idéias simples, mas eficazes, de amplo alcance e poder multiplicador. Dentre as mais importantes iniciativas do Sebrae, merece destaque a chamada Feira do Empreendedor, que, para a satisfação dos brasilienses, terá sua edição 2003 realizada em nossa Capital, neste mês de maio, no Parque da Cidade. Depois, até o final do ano, outras seis capitais brasileiras - São Luís, Rio Branco, Porto Alegre, a nossa vizinha Palmas, João Pessoa e Vitória - serão sedes do evento, considerado um dos mais bem-sucedidos do Sebrae.

O Distrito Federal, indicam pesquisas divulgadas pelo Sebrae/DF, deixou de ser apenas a unidade onde estão concentrados os servidores públicos, pois estamos entre os primeiros classificados no ranking do empreendedorismo nacional. E para que se tenha uma noção mais precisa de quanto o Brasil é dotado de forte espírito de iniciativa, é bom ter em conta o resultado de enquete efetuada pelo instituto internacional Monitor Global de Empreendedorismo¸ que revela: um em cada dez brasileiros tem a sua empresa, formal ou informal, e oito em cada dez desejam iniciar seu próprio negócio.

Sintonizado com essas aspirações é que o Sebrae realiza, desde 1994, em todo o País, a Feira do Empreendedor. É um evento que concentra negócios, investimento, informação e orientação técnica, funcionando como importante vetor de disseminação de oportunidades. A cada ano, os resultados positivos da iniciativa servem de mais estímulo para sua continuidade.

No caso de Brasília, o foco é o fomento e a diversificação da atividade econômica do Distrito Federal e Entorno, ao proporcionar o contato direto entre empresários e fornecedores de produtos, serviços e franquias. Além disso, os micro e pequenos empresários, bem como os eventuais pretendentes, têm também a oportunidade de conhecer as linhas de crédito disponíveis no mercado, para suas classes de negócios.

Para os visitantes, a Feira oferece a possibilidade de receber informações sobre os caminhos percorridos pela economia da região, bem como as tendências futuras, em termos de indústria, comércio e serviços, nas áreas de tecnologia, design, artesanato, máquinas e equipamentos para agronegócios, pequenas máquinas e relatos de experiências bem-sucedidas, entre inúmeras outras atividades.

Assim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero congratular-me com o Sebrae Nacional e o Sebrae/DF por mais esta realização, formulando votos de grande sucesso, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores. Como vimos em recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria e do Ibope, o desemprego e a volta da inflação são hoje as maiores preocupações dos brasileiros. Que a Feira do Empreendedor estimule e promova a abertura de novos negócios, geradores de renda e emprego.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2003 - Página 12199