Pronunciamento de Mão Santa em 21/05/2003
Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Posse do piauiense Francisco Guedes na presidência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Posse do piauiense Francisco Guedes na presidência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2003 - Página 12248
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, CRIAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), EPOCA, GOVERNO, EMILIO GARRASTAZU MEDICI, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REGISTRO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA, PECUARIA, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DE SERGIPE (SE), ESTADO DE ALAGOAS (AL), ESTADO DE GOIAS (GO).
- REGISTRO, HISTORIA, TRANSFORMAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, VALE DO SÃO FRANCISCO, VALE DO PARNAIBA, RESULTADO, INICIATIVA, SENADO.
- CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), POSSE, FRANCISCO GUEDES, AGRONOMO, PRESIDENCIA, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, VALE DO SÃO FRANCISCO, VALE DO PARNAIBA.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, brasileiros e brasileiras aqui presentes e que acompanham esta sessão pela televisão, hoje o Piauí comemora a vitória da Codevasf.
Criada no Governo revolucionário, quando era Presidente da República o General Emílio Garrastazu Médici, a Codevasf foi uma Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco muito eficiente, para promover as riquezas na agricultura, na pecuária e na agroindústria, na Bahia, em Pernambuco, em Sergipe, em Alagoas e em Goiás.
O Nordeste tem um grande vale, do segundo maior rio, o rio Parnaíba, que percorre 1.458 quilômetros e se lança ao mar, em forma da letra grega “delta”. A região possui também o segundo maior vale, o Vale do Parnaíba.
Muitos políticos, entre os quais o Senador Alberto Silva e o ex-Deputado Pinheiro Machado, sonhavam com a Companhia do Vale de Desenvolvimento do Parnaíba. Isso foi impossível, porque o Legislativo só pode criar instituições que não acarretem despesas, mas, numa feliz inspiração, o ex-Senador Freitas Neto, acompanhado dos Senadores Alberto Silva e Edison Lobão, do Maranhão, e de outras inteligências, acoplou o Vale do Parnaíba à Codevasf.
Portanto, a partir de uma lei nascida nesta Casa, elaborada por Senadores piauienses e maranhenses, a Codevasf passou a ser Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Vale do Parnaíba.
Hoje, Sua Excelência o Presidente da República e o Ministro da Integração Regional, Ciro Gomes, também do Nordeste, deram posse ao piauiense, de Oeiras, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes. Lá estávamos; eu, acompanhado do Senador Alberto Silva, representei o nosso Partido e o Piauí.
Essa empresa, com uma simples regional encravada em Teresina, uma coordenação, vai fazer, com a experiência exitosa dos técnicos e cientistas da Codevasf, o desenvolvimento do rico Vale da Parnaíba.
De imediato, temos a oferecer a este País a irrigação do Tabuleiro Litorâneo, na cidade de Parnaíba, e a irrigação de Guadalupe, no Estado do Maranhão, em São Bernardo.
Com a experiência e a competência da Codevasf, há uma perspectiva invejável, no Tabuleiro Litorâneo do Piauí, em Guadalupe e em São Bernardo, de, em pouco tempo, haver desenvolvimento na fruticultura, como hoje existe na região de Petrolina e em Juazeiro, na Bahia.
Essas são as informações que tínhamos a dar, ao mesmo tempo em que agradecemos a confiança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse técnico piauiense, de grande e larga experiência na Embrapa.
O Piauí, com certeza, está presente neste Governo para ser - como, no passado, na Revolução, foi João Paulo dos Reis Velloso - a luz do progresso e do desenvolvimento.