Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, hoje, do Dia da Radiodifusão Comunitária.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Comemoração, hoje, do Dia da Radiodifusão Comunitária.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2003 - Página 12351
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, RADIODIFUSÃO, AÇÃO COMUNITARIA, SAUDAÇÃO, ELOGIO, TRABALHO, EMISSORA, GARANTIA, TRANSMISSÃO, CONHECIMENTO, INFORMAÇÕES, ATIVIDADE CULTURAL, POPULAÇÃO CARENTE, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

O SR. TEOTÔNIO VILELA FILHO (PSDB - AL) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo, com alegria, a tribuna do Senado nesta data em que se comemora o Dia da Radiodifusão Comunitária, cumprindo um grato dever de justiça, saudando todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos no dia a dia das rádios e tevês comunitárias pelo Brasil afora.

            Entendo que esses modernos veículos de comunicação se constituem instrumentos importantíssimos de difusão da informação e da cultura, levando ao conhecimento do cidadão, nos mais remotos lugares deste imenso País e em tempo real, os acontecimentos e fatos que aqui ocorrem e conscientizando-os dos seus direitos e dos benefícios disponibilizados pelos governos que, na maioria dos casos, o cidadão desconhece.

Essas emissoras de comunicação comunitária, Sr. Presidente, atingem um público em localidades onde as grandes empresas de comunicação não se interessam em atuar, porque nesses lugares não existe a chamada demanda de patrocínio.

Por isto quero parabenizar os abnegados comunicadores das emissoras comunitárias que levam, por meio dos seus singelos programas voltados para as comunidades locais, as informações e o conhecimento que o cidadão precisa ter, além do entretenimento dos eventos culturais que promovem.

No meu Estado, por exemplo Sr. Presidente, muitas rádios comunitárias têm utilizado os recursos da Rádio Senado e da TV Senado para informar os cidadãos menos assistidos, que não têm acesso aos meios de comunicação de mercado, como a chamada rádio comercial, os trabalhos realizados por esta Casa, com o objetivo específico de dar informações ao povo carente sobre tudo o que acontece no Congresso e que terá repercussão direta nas suas vidas.

Registro, portanto, a minha alegria de poder manifestar o meu apoio aos veículos de radiodifusão comunitária que atuam no Brasil que, a exemplo do que ocorre com a emissora da Rádio Senado e TV Senado, procuram levar ao cidadão a informação simples, verdadeira e amiga, sem a chamada maquiagem das rádios de mercado.

Parabéns a todas as rádios comunitárias do nosso Brasil, especialmente às do meu Estado de Alagoas.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2003 - Página 12351