Fala da Presidência durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica mudanças no setor de comunicação social do Senado Federal.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. IMPRENSA.:
  • Comunica mudanças no setor de comunicação social do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2003 - Página 13228
Assunto
Outros > SENADO. IMPRENSA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, SENADOR, ALTERAÇÃO, FORMA, APRESENTAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO SENADO, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • COMENTARIO, PROGRESSO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, ACRESCIMO, NUMERO, UNIDADE, JORNAL, DISTRIBUIÇÃO, BRASIL, FACILITAÇÃO, ACESSO, INFORMAÇÕES, ATUAÇÃO, SENADOR, MELHORIA, QUALIDADE, TELEVISÃO, RADIO, AUMENTO, AUDIENCIA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Peço a atenção das Srªs e dos Srs. Senadores para uma comunicação da Mesa.

Amanhã, as Srªs e os Srs. Senadores estarão recebendo o Jornal do Senado em cor. Este é o protótipo que estamos mostrando ao plenário. Essa é a primeira de uma série de mudanças no setor de Comunicação Social do Senado.

Há oito anos, muitos não acreditavam no novo sistema de comunicação da Casa e, sobretudo, no nosso jornal, que era um veículo muito simples.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

Peço a atenção da Casa para a comunicação que a Mesa está fazendo.

O Jornal do Senado, que começou com apenas 1.500 exemplares diários, distribuídos basicamente em Brasília, hoje, em formato tablóide, alcança uma tiragem de 68 mil exemplares, distribuídos, diariamente, em todo o País. Há Municípios brasileiros onde só circula o nosso jornal.

Ainda no âmbito do jornal, dentro em breve, estaremos municiando o debate parlamentar com a publicação de encartes temáticos, além da veiculação de entrevistas abrangentes de temas nacionais, com cada um dos nossos Parlamentares.

Nestes últimos anos, também constatamos, com satisfação - e peço a atenção do Senado para estes números -, o crescimento notável da Agência Senado de Notícias. No mês de março deste ano, registramos 70 mil acessos à página da Agência. Durante o ano passado, o número de acessos à Agência chegou a 773 mil.

No âmbito da nossa rádio, é crescente a audiência, tanto da FM como das Ondas Curtas, que hoje alcança todo o Território nacional.

Dentro de mais algumas semanas, estaremos treinando dois funcionários de cada gabinete - peço a atenção de V. Exªs para este fato - das Srªs e dos Srs. Senadores para operarem um software que tornará possível a transmissão imediata de entrevistas para emissoras nos respectivos Estados.

Com isso, estaremos ampliando, sensivelmente, os serviços da nossa Rádio Agência, que hoje já disponibiliza, gratuitamente, arquivos sonoros sobre as atividades do Senado, em formato MP 3.

Mais de mil emissoras brasileiras estão capacitadas tecnicamente para aproveitar os nossos serviços sonoros informatizados.

Dessas, 80 já costumam entrar em rede com a Rádio Senado, como ocorreu na solenidade de posse do Presidente da República e na abertura dos trabalhos da atual Legislatura.

            No que se refere à TV Senado, além da produção de novos programas, dentro de alguns meses estaremos inaugurando um novo estúdio, mais amplo e mais moderno, condizente com as necessidades da Casa.

Também quero informar à Casa que estamos iniciando entendimentos com vistas a abrir o sinal da TV Senado em UHF, em parceria com as Assembléias Legislativas, Prefeituras e Câmaras Municipais.

Atualmente, o sinal da nossa TV Senado é disponibilizado no satélite Brasilsat, e pode ser captado pelo público, via cabo e antena parabólica, o que significa um universo de 44 milhões de telespectadores.

Com o sinal aberto, a TV Senado estará disponível para um número muito maior de telespectadores em todo o País, já que muitos brasileiros não têm condições de ter acesso à TV por assinatura.

Finalmente, gostaria de anunciar que estamos providenciando a expansão do serviço Voz do Cidadão, que utiliza o sistema de telefonia do tipo 0800, de ligações gratuitas, o que ampliará ainda mais a interatividade do Senado com a opinião pública.

            Com as novas providências que estamos adotando, vamos multiplicar por dez a nossa capacidade de receber chamada.

            O novo sistema permitirá, ainda, a realização de pesquisas junto à população, pelas quais poderemos avaliar de que forma o povo está reagindo à atuação de cada um dos Srs. Senadores.

            Com essas providências, todas de natureza estratégica, estamos aparelhando o Senado para cumprir melhor ainda a sua missão institucional.

            O nosso Parlamento moderno exige transparência, aliada a uma participação e fiscalização, cada vez mais intensa, da sociedade. É isso o que estamos buscando, tenho certeza, com o apoio de toda esta Casa.

            A Presidência tem a satisfação de comunicar ao Plenário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2003 - Página 13228