Discurso no Senado Federal

SISTEMA PARLAMENTARISTA DE GOVERNO.

Autor
Jutahy Magalhães (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/BA)
Nome completo: Jutahy Borges Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE GOVERNO.:
  • SISTEMA PARLAMENTARISTA DE GOVERNO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 16/03/1988 - Página 573
Assunto
Outros > SISTEMA DE GOVERNO.
Indexação
  • CRITICA, REGIME POLITICO, PRESIDENCIALISMO, INEFICACIA, SOLUÇÃO, CRISE, POLITICA, MANUTENÇÃO, DEMOCRACIA, PAIS.
  • DEFESA, REGIME POLITICO, PARLAMENTARISMO, PAIS.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é realmente de profundo pesar para o País o falecimento do Dr. Aureliano Chaves de Mendonça.

Fez muito bem o Senador Eduardo Azeredo, representante autêntico do povo mineiro, ao trazer esse pedido de condolências e suspensão da sessão, porque um homem público como Aureliano Chaves deve ser homenageado nas duas Casas do Congresso e no País inteiro, pela seriedade do seu comportamento em todos os postos que exerceu da vida pública.

Foi realmente um homem de caráter nacionalista, às vezes até exacerbado, mas com muita sinceridade e correção. A honestidade foi uma característica marcante em sua vida e, por isso, homens públicos como Aureliano Chaves merecem a homenagem do povo mineiro em particular, mas também do povo brasileiro, porque serviu muito bem ao País.

Daí por que não só me congratulo com a iniciativa do Senador Eduardo Azeredo como penso que o Congresso tem que se fazer representar nos funerais desse grande brasileiro. E não há dúvida de que os representantes mineiros seriam os mais autênticos para fazê-lo, embora saiba que essa decisão é de V. Exª.

V. Exª também está a merecer o aplauso pela iniciativa, porque também lidou com Aureliano Chaves, com suas virtudes e com seu temperamento, mas sempre soube tratá-lo de maneira decente e correta durante toda a vida pública em que convivemos.

A homenagem do Senado Federal é mais do que justa, e a homenagem do Brasil será justíssima, se o Governo do País assim o fizer.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 16/03/1988 - Página 573