Discurso durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação de S.Exª. na terceira Reunião da Rede de Legisladores da América, realizada em Gramado/RS; e em debate sobre ações afirmativas, promovido pela Escola Paulista de Medicina, vinculada à Universidade Federal de São Paulo.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. ENSINO SUPERIOR.:
  • Participação de S.Exª. na terceira Reunião da Rede de Legisladores da América, realizada em Gramado/RS; e em debate sobre ações afirmativas, promovido pela Escola Paulista de Medicina, vinculada à Universidade Federal de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2003 - Página 13274
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, COMPARECIMENTO, ORADOR, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, REPRESENTANTE, AMERICA DO SUL, AMERICA CENTRAL, AMERICA DO NORTE, DISCUSSÃO, PROBLEMA, AMERICA, ESPECIFICAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, IMPORTANCIA, FOMENTO, INTEGRAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DEBATE, ORGANIZAÇÃO, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA (EPM), CONCESSÃO, BENEFICIO, NEGRO, INGRESSO, ENSINO SUPERIOR.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores. estivemos, durante o último final de semana, representando o Senado Federal em dois importantes eventos e gostaríamos de compartilhar com este Plenário algumas informações.

Em Gramado, no Rio Grande do Sul, participamos da Terceira Reunião da Rede de Legisladores das Américas.

Deputados e Senadores de diversos países de nosso continente reuniram-se para debater políticas de comércio e fluxos financeiros, exclusão social, com ênfase na discriminação contra os afro-latinos e os povos originários, os assim chamados povos indígenas, e o fortalecimento dos legislativos.

Como não podia deixar de acontecer, o foco principal buscou destacar a integração regional e o relacionamento com os Estados Unidos. A América Latina e o Caribe possuem uma história comum e precisamos construir um novo paradigma de desenvolvimento e integração. Houve consenso quanto à necessidade de acelerarmos nossos processos de integração para negociarmos com os Estados Unidos.

Negociar com transparência, negociar com pragmatismo. Não podemos prescindir da negociação. Mas os Estados Unidos, além de defenderem o livre comércio, devem efetivamente praticá-lo. Criticou-se a permanência de barreiras tarifárias e não tarifárias, as barreiras sanitárias, subsídios e compras governamentais, que dificultam a promoção do livre comércio e o desenvolvimento de nossos países.

Em São Paulo, representamos o Senado Federal em um debate sobre ações afirmativas, promovido pela Escola Paulista de Medicina, vinculada à Universidade Federal de São Paulo.

Vivemos um momento de muita emoção no Teatro Marcos Lindenberg, porque tivemos a oportunidade de constatar o real e sincero interesse da Reitoria em implementar ações afirmativas em benefício da população negra.

Trata-se de uma contribuição inestimável desta instituição de prestígio na defesa do interesse público. O debate sobre o sistema de cotas se espalha hoje por todo o Brasil e instituições do peso da Escola Paulista de Medicina participam com a disposição de fazer, com a disposição de contribuir para a superação das desigualdades raciais.

Estamos convencidos de que outros exemplos se seguirão a este. Um professor da Psiquiatria presente ao evento fez um depoimento eloqüente. Há alguns anos, quando começava a sua carreira na área de saúde, o professor disse que era comum ouvir que “medicina não era coisa de meninas”.

Hoje, ninguém pode negar a enorme contribuição das mulheres ao desenvolvimento da ciência médica. E ele completava: estou certo de que os estudantes negros estarão em breve enchendo as nossas salas de aula.

Sr. Presidente, é de fato um privilégio viver esse tempo de mudanças. Quero aqui reiterar meus cumprimentos à Reitoria da Universidade Federal de São Paulo e à Direção da Escola Paulista de Medicina por resolverem enfrentar os desafios deste momento decisivo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2003 - Página 13274