Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente, oportunidade para uma reflexão sobre a degradação dos recursos naturais. Proposta de estudo para a criação do Parque Nacional da Foz do São Francisco, em Alagoas e Sergipe. (Como Líder)

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente, oportunidade para uma reflexão sobre a degradação dos recursos naturais. Proposta de estudo para a criação do Parque Nacional da Foz do São Francisco, em Alagoas e Sergipe. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2003 - Página 14301
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, APREENSÃO, DADOS, DESTRUIÇÃO, NECESSIDADE, URGENCIA, ALTERNATIVA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
  • APOIO, SUGESTÃO, GERENTE, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ESTADO DE ALAGOAS (AL), CRIAÇÃO, PARQUE NACIONAL, FOZ, RIO SÃO FRANCISCO, ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, JUSTIFICAÇÃO, INSTRUMENTO, RECUPERAÇÃO, ECOSSISTEMA, RIO, EXPECTATIVA, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA).
  • REGISTRO, OCORRENCIA, ESTADO DE ALAGOAS (AL), SEMANA, MEIO AMBIENTE, DEBATE, ESPECIALISTA, EXPECTATIVA, PROPOSTA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aproveito para observar que esta data é uma grande oportunidade para fazermos uma profunda reflexão sobre o que a humanidade, o que cada país, seja ele integrante do G-8, emergente ou pobre, está fazendo com os recursos naturais em nome de interesses econômicos, em nome do desenvolvimento.

Os dados disponíveis sobre a degradação do meio ambiente são preocupantes. Caso não haja uma consciência coletiva que aponte alternativas para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, as futuras gerações vislumbrarão, em breve, uma situação catastrófica.

Cito aqui, Sr. Presidente, o exemplo do Distrito Federal, onde se registra a maior renda per capita do País. Dados da Unesco revelam que a Capital Federal já perdeu 56,7% de sua vegetação nativa nos últimos 30 anos. Em conseqüência disso, em breve Brasília e o seu entorno terão de racionar o uso humano da água.

No Nordeste, o maior exemplo de como a preservação da natureza precisa ser levada a sério é urgente a necessidade de revitalização do rio São Francisco. Honra seja feita, o tema apaixona, sem dúvida, a todos nós, nordestinos.

E, como não poderia deixar de ser, dessa discussão permanente sobre o rio, surgiu uma proposta, que me foi enviada pelo Gerente Executivo do Ibama em Alagoas, Dr. Fernando Soares da Silva, de criação do Parque Nacional da Foz do São Francisco. Seria uma forma de convergirmos para a revitalização do Velho Chico.

Para aqueles que ainda não conhecem a idéia, ela cria o Parque Nacional da Foz do São Francisco, conectando duas áreas oficialmente protegidas, a partir de sua nascente com o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Esse projeto permitiria, inclusive, o preenchimento da lacuna aberta com a ausência de parques nacionais nos Estados de Alagoas e Sergipe.

Quero adiantar que já encomendei à minha assessoria que consulte o corpo técnico e jurídico do Senado sobre a viabilização do Parque via projeto que seria apresentado ao Congresso Nacional.

Comunico ainda que manterei contato com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesse sentido, para saber da possibilidade de criação do referido Parque por decreto do Governo Federal. Creio que a Ministra Marina Silva não deixará esse pleito dos alagoanos sem uma breve resposta.

Nesta oportunidade, destaco ainda a realização da Primeira Semana Integrada do Meio Ambiente, que está reunindo, desde a última segunda-feira, em Maceió, especialistas no assunto. O evento, Sr. Presidente, é uma parceria do Ibama, Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e Universidade Federal de Alagoas. Torço para que, do encontro, surjam propostas que possam contribuir com a preservação do meio ambiente e nos aponte caminhos para o desenvolvimento sustentado, com geração de emprego e renda.

Ao encerrar, desejo reafirmar que eventos dessa natureza, sobretudo sendo realizados no meu Estado, Alagoas, nos enchem de esperança e nos dão forças para continuar lutando, aqui no Senado Federal, para melhorar as condições de vida de cada um dos cidadãos deste País.

Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2003 - Página 14301