Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aplauso ao programa Eleitor do Futuro, implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. (Como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Aplauso ao programa Eleitor do Futuro, implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2003 - Página 14385
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ELOGIO, JUSTIÇA ELEITORAL, ESPECIFICAÇÃO, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DE RORAIMA (RR), PROGRAMA, AMBITO NACIONAL, INCENTIVO, JUVENTUDE, ADOLESCENTE, EXERCICIO, DIREITOS POLITICOS, CONSCIENTIZAÇÃO, PREPARAÇÃO, VOTO, ELEIÇÕES, RESPONSABILIDADE, ESCOLHA, REPRESENTANTE, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, CONCURSO, REDE ESCOLAR, BENEFICIO, CIDADANIA, DEMOCRACIA.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, farei um registro importante sobre a questão eleitoral no Brasil.

O Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor-Geral Eleitoral, foi proposto no Colégio de Corregedores dos Tribunais Eleitorais do Brasil, presidido à época pelo Desembargador Mauro Campello, e, de pronto, aceito e implementado por alguns Estados da Federação.

Sua finalidade é ampliar, capacitar e mobilizar o contingente de jovens eleitores do País para o exercício livre e consciente do direito de votar, preparando-os, especialmente, para assumir e decidir os rumos da nação.

O grande desafio do Programa Eleitor do Futuro é despertar a cidadania por meio de aulas, palestras, concursos de redação e atividades pedagógicas referentes ao processo eleitoral, no intuito de consolidar e aprimorar a inclusão política desses jovens.

A implantação do Programa Eleitor do Futuro em Roraima, que se deu no dia 30 de maio, incluirá o Estado nessa relevante tarefa de promover cidadania entre os jovens que decidirão o futuro do País e da democracia, nos exatos termos da Carta Magna brasileira.

Sua operacionalização far-se-á mediante palestras e seminários levados a efeito pela Justiça Eleitoral, em toda a rede escolar, estadual e municipal, pública e privada. Consistirá ainda em realização de eleições simuladas, nos anos eleitorais, com a utilização de urnas eletrônicas, em tudo similar ao processo oficial de eleições.

Portanto, Sr. Presidente, quero parabenizar a Justiça Eleitoral brasileira, em especial a de Roraima, pela implantação do importante Programa Eleitor do Futuro. Considero que essa é, de fato, uma reforma política, porque conscientiza o jovem de 10 a 15 anos - com 16 anos, ele já exercerá o direito de voto, mesmo que voluntariamente - a escolher bem os seus representantes, valorizar o ato de votar como um ato de cidadania, promovendo, assim, uma mudança consciente no eleitorado.

Cumprimento, na pessoa do Desembargador Mauro Campello, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, a Justiça Eleitoral do meu Estado, e também o Ministro Sálvio de Figueiredo pela idéia desse programa em âmbito nacional. Espero que todos os Estados venham a implantá-lo, porque, pela mudança de mentalidade, pela criação da noção exata da importância do voto e do ato de votar, poderemos, efetivamente, realizar uma reforma política para valer.

Faço esse registro e peço que meus cumprimentos aos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil, especialmente o de Roraima, sejam encaminhados pela Mesa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2003 - Página 14385