Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resultado positivo da videoconferência realizada hoje no INTERLEGIS, interligando doze Estados brasileiros com as Subcomissões de Turismo do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, para debate sobre turismo nacional. (Como Líder)

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Resultado positivo da videoconferência realizada hoje no INTERLEGIS, interligando doze Estados brasileiros com as Subcomissões de Turismo do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, para debate sobre turismo nacional. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2003 - Página 14395
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, SENADO, UTILIZAÇÃO, INTERNET, LIGAÇÃO, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADOS, PARTICIPAÇÃO, SUBCOMISSÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, DIRETOR, INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO (EMBRATUR), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TURISMO, DEBATE, PLANO NACIONAL, TURISMO, CRIAÇÃO, EMPREGO, VALORIZAÇÃO, SETOR.
  • ANUNCIO, PAUTA, SUBCOMISSÃO, TURISMO, SENADO, DEBATE, REGIÃO CENTRO OESTE, REGIÃO NORTE, ENCONTRO, PRESIDENTE, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, BUSCA, SOLUÇÃO, CRISE.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço a deferência, assim como cumprimento o Senador Demóstenes Torres pelo brilhante pronunciamento. Não quis interromper porque senti que faltava tempo.

Comunico a esta Casa que hoje fizemos, no Interlegis, uma videoconferência com 12 Estados brasileiros, do Acre até Santa Catarina; Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Estados representados pelos seus deputados estaduais. Essa videoconferência, ligada às câmaras estaduais, nas capitais dos Estados, tratou do tema turismo.

A subcomissão lá esteve, representada por seus membros, vários Senadores. Contamos também com a participação da Subcomissão de Turismo da Câmara dos Deputados, representada pelo seu Presidente, Deputado Ronaldo Vasconcelos, assim como o Presidente da Frente Parlamentar de Turismo.

Foi uma iniciativa pioneira, Sr. Presidente. Pela primeira vez, conseguimos reunir os diretores da Embratur, os representantes do Ministro do Turismo, os Senadores e Deputados para debaterem com seriedade, com compromisso o Plano Nacional de Turismo, as metas do turismo para os próximos anos. Queremos gerar um milhão e duzentos mil empregos, conforme o planejamento do Presidente Lula. E, com certeza, hoje fizemos um tento muito importante para o Senado, porque ligamos o Senado diretamente a 12 capitais, a doze câmaras estaduais e fomentamos, nessas assembléias, a vontade de que cada uma delas crie uma subcomissão de turismo para que o assunto passe a ser tratado com mais seriedade.

Alguns Estados brasileiros não têm ainda os seus secretários de turismo específicos, que cuidam da área. Precisamos germinar no Brasil a mentalidade da valorização desse segmento econômico, que é o mais importante gerador de empregos do mundo. Hoje, para cada 10 empregos gerados, um é do segmento de turismo. O Brasil ainda não está atento a essa dimensão. Ainda não temos consciência da importância do turismo para o crescimento econômico.

Por isso, hoje foi um dia muito importante, uma manhã vitoriosa para a Subcomissão de Turismo.

Cumprimento todos os Senadores e Deputados que participaram dos trabalhos, também os funcionários do Interlegis, e todos os Deputados Estaduais, representantes dos Estados brasileiros, que atenderam ao nosso convite, que participaram do debate por três horas; debate este que foi tão enriquecedor que já marcamos, para os próximos meses, agendas regionais, com debates regionais. Deveremos iniciar o debate com a Região Centro-Oeste; depois, com a Região Norte, com a participação de Senadores e Deputados e do próprio Ministro, que deverá estar presente por ocasião desses debates.

O turismo tem que ser levado a sério. A Subcomissão tem um compromisso, a partir do dia 12, quando teremos uma reunião, na Casa, com os presidentes de todas as companhias aéreas do Brasil que atravessam uma fase difícil. O Senado pode ajudar.

Por isso, Sr. Presidente, em nome do PFL, agradeço ao Interlegis pela sua participação, pela sua disposição e, também, aos Senadores que participaram do evento hoje pela manhã.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2003 - Página 14395