Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, na próxima quinta-feira, na cidade de Bom Jesus/PI, da Exposul-2003, Segunda Feira de Agronegócios. (como Lider)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Realização, na próxima quinta-feira, na cidade de Bom Jesus/PI, da Exposul-2003, Segunda Feira de Agronegócios. (como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2003 - Página 15020
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, CERRADO, REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAÇÃO, REALIZAÇÃO, FEIRA, MUNICIPIO, BOM JESUS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), NEGOCIAÇÃO, PRODUÇÃO, AGRICULTURA, AGROINDUSTRIA, INSUMO, FERTILIZANTE, MAQUINA AGRICOLA, EMPRESA, CONSULTORIA, PARTICIPAÇÃO, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB), ABERTURA, CREDITO ESPECIAL, CONGRATULAÇÕES, AUTORIDADE, PRODUTOR.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os cerrados do Piauí representam hoje a mais nova fronteira agrícola do Brasil. São boas notícias num Estado carente, que, muitas vezes, tem freqüentado o noticiário por aspectos negativos. Estamos assistindo a uma grande mudança, e citarei hoje apenas um exemplo de um Município em que essas transformações estão se dando. Bom Jesus, a 600 quilômetros de Teresina, com apenas 15 mil habitantes, promove, a partir desta quinta-feira, a Exposul 2003, II Feira de Agronegócios. Em sua segunda edição, a Feira deve dobrar o volume de negócios em relação ao ano passado, chegando a valores em torno de R$10 milhões.

Bom Jesus, por sua localização geográfica, está no coração dos cerrados piauienses, e a exposição começa a se firmar como um marco para a região graneleira nordestina, que inclui os cerrados do Piauí, Maranhão e Bahia. A Feira é destinada a produtores, indústrias de implementos, insumos e fertilizantes, esmagadoras de grãos, financiadoras, empresas de planejamentos, consultoria e logística. O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste vão oferecer linhas de créditos especiais para os participantes do evento, o que deve dinamizar os negócios.

Neste ano, todos os estandes foram vendidos, o que obrigou os organizadores da Feira a abrirem novos espaços para os expositores. Grandes marcas ligadas ao agronegócio, muitas delas já atuando no sul do Piauí - como a Bunge Alimentos, a John Deere e a Massey Fergunson -, já confirmaram presença. Somente a Bunge está investindo mais de R$400 milhões na instalação de uma esmagadora de grãos no sul do Estado.

A Feira vai ocupar uma área de 100 mil metros quadrados no Colégio Agrícola Bom Jesus, ligado à Universidade Federal do Piauí, e também terá o espaço para serviços (bancos, comércio, restaurantes) e as tradicionais festas.

Toda a cidade está envolvida na realização da exposição, tanto que, como os hotéis já estão lotados, a própria população se engajou na recepção de turistas e demais participantes do evento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é por motivo justificado, portanto, que, como representante do povo do Piauí, congratulo-me com os organizadores dessa exposição, em especial com a Associação dos Produtores das Terras Altas do Quilombo, pois, para mim, é uma grande satisfação ver o progresso dessa região para o qual, modesta mas orgulhosamente, pude contribuir por meio de recursos para a eletrificação da Serra do Quilombo.

Gostaria também de saudar o Prefeito Marcos Elbas e as lideranças da região, na pessoa de Adelmar Benvindo, sem me esquecer do Reitor da Universidade, Pedro Leopoldino, que também tem contribuído para os projetos de desenvolvimento da região.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os frutos que os cerrados piauienses estão colhendo agora foram plantados há alguns anos, e muitos são os responsáveis por isso. Gostaria de lembrar a importância dos produtores gaúchos e catarinenses, que tanto têm contribuído para esse resultado. Também a Bancada Federal do Piauí tem dado sua colaboração. Por intermédio de recursos do Orçamento, temos, nos últimos anos, proporcionado condições para que a energia elétrica e as estradas cheguem aos cerrados. Tenho a satisfação de ter participado desse esforço, inclusive com o asfaltamento da pista do aeroporto de Bom Jesus.

Enfim, faço votos para que esse trabalho de integração continue e para que, a cada edição, o sucesso da Feira seja ainda maior. Sabemos que, com isso, quem ganha é o Estado e o povo do Piauí.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2003 - Página 15020