Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrida em Genebra, Suíça.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrida em Genebra, Suíça.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2003 - Página 15184
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • LEITURA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TRECHO, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REUNIÃO, ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT), REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA.
  • ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENCONTRO, ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT), EXPECTATIVA, ALCANCE, OBJETIVO, REDUÇÃO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL, PRESERVAÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último dia 02 de junho, o Presidente Lula esteve em Genebra, Suíça, participando da sessão especial da 91ª Conferência Internacional do Trabalho - OIT.

O Presidente Lula, naquela Conferência, referiu-se ao tema das desigualdades raciais e de gênero, assim como ao nosso relacionamento com a África. Pela importância do depoimento, quero aqui reproduzir um fragmento da fala do nosso Presidente que explicita o seu compromisso de honra assumido com temas essenciais à consolidação de nosso processo democrático.

Diz o Presidente:

O Brasil tem orgulho de sua composição multiétnica. Mas hoje sabemos que ainda estamos distantes da igualdade de oportunidades para negros, indígenas e outros grupos discriminados. O preconceito e a discriminação persistem e precisam ser enfrentados com determinação.

A criação de Secretarias Especiais de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres, com status de Ministérios, reflete o compromisso do meu Governo com uma política afirmativa de inclusão social em relação aos segmentos tradicionalmente desfavorecidos.

Este é o objetivo do Programa Brasil, Gênero e Raça. O Ministério do Trabalho está desenvolvendo, em parceria com a OIT, programas para a implementação das Convenções nºs 100 e 111. O Programa de Gênero e Cidadania, inicialmente posto em prática pela Prefeitura de Santo André, no Estado de São Paulo, visa a considerar a dimensão de gênero nas políticas de redução da pobreza e da exclusão.

Com 76 milhões de afro-descendentes, somos a segunda maior nação negra do mundo, atrás só da Nigéria. Estou pessoalmente empenhado em refletir essa realidade em nossa atuação interna e externa. Temos um compromisso político, moral e histórico com a África e com os brasileiros que descendem dos africanos. E vamos honrar esse compromisso.

Sr. Presidente, estamos convencidos de que o empenho pessoal do Presidente Lula, tão enfaticamente expresso no pronunciamento de Genebra, vai ser decisivo para que o Brasil consiga garantir direitos de cidadania, sociais e econômicos, ao povo negro, tão espoliado. Estamos juntos nessa luta prioritária, pois, com a inclusão de todos os discriminados, estaremos caminhando para a verdadeira democracia brasileira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2003 - Página 15184