Fala da Presidência durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimento ao Plenário sobre proposta de alteração do Regimento Interno do Senado Federal a respeito da duração do tempo dos oradores na Hora do Expediente.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Esclarecimento ao Plenário sobre proposta de alteração do Regimento Interno do Senado Federal a respeito da duração do tempo dos oradores na Hora do Expediente.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2003 - Página 15187
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DETERMINAÇÃO, MESA DIRETORA, PROPOSTA, ALTERAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, PRESERVAÇÃO, DIREITOS, SENADOR, ESPECIFICAÇÃO, TEMPO, DURAÇÃO, USO DA PALAVRA, POSTERIORIDADE, ORDEM DO DIA, ANTECIPAÇÃO, ABERTURA, INSCRIÇÃO, SESSÃO.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Comunico às Srªs e Srs. Senadores que, em reunião realizada hoje, a Mesa determinou a elaboração de proposta de alteração do Regimento Interno, com vistas a mudar ou introduzir mecanismo que vise a preservar o direito de V. Exªs, especialmente quanto ao uso da palavra.

A Mesa tomou essa decisão provocada por várias manifestações dos Srs. Senadores. Posso antecipar que uma das alterações a serem propostas a este Plenário refere-se ao tempo do uso da palavra após a Ordem do Dia. Atualmente, esse prazo é de 50 minutos, e a proposta é reduzi-lo para 30 minutos.

Outra decisão da Mesa que atende à reivindicação de todas as Srªs e os Srs. Senadores diz respeito à inscrição para falar na sessão seguinte, que, atualmente, o Regimento Interno determina seja aberta ao final de cada sessão. Como as sessões vêm-se prolongando além do horário regimental, as Srªs e Srs. Senadores são obrigados a aguardar o seu término para se inscrever. Nesse sentido, já a partir de hoje, a Secretaria Geral da Mesa abrirá as inscrições às 18h30, mesmo que a sessão seja prorrogada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2003 - Página 15187