Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobranças ao Governo Federal das promessas de campanha para a melhoria do salário mínimo.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL.:
  • Cobranças ao Governo Federal das promessas de campanha para a melhoria do salário mínimo.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2003 - Página 15222
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • EXPECTATIVA, VOTAÇÃO, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, REGISTRO, ANTERIORIDADE, DESAPROVAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PROPOSTA, AUMENTO, AUTORIA, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PREJUIZO, TRABALHADOR, POPULAÇÃO CARENTE.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CUMPRIMENTO, PROPOSTA, PERIODO, CAMPANHA ELEITORAL, VALOR, AUMENTO, SALARIO MINIMO, EXPECTATIVA, ELABORAÇÃO, ORÇAMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem registro taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, temos a oportunidade de votar hoje o novo salário mínimo que já está em vigor há 42 dias. Chamo a atenção do Plenário para o percentual que será aplicado de 18% a título de reajuste e de 1,695 por cento de aumento real, sobre o valor de duzentos reais, o que eleva o salário mínimo para duzentos e quarenta reais. Trata-se de um reajuste menor do que o concedido no último reajuste do governo passado.

Quero registrar: a Oposição, que se elegeu defendendo um salário mínimo equivalente a cem dólares, votou na semana passada contra um aumento de doze reais sugerido pelo PSDB, o que resultaria em um mínimo de 252 reais.

O Deputado Sebastião Madeira contabilizou o que essa diferença vai representar na mesa dos brasileiros que vivem com um salário mínimo: menos cinco dúzias de ovos, ou menos dez litros de leite ou ainda oito quilos de arroz a menos por mês. O PSDB fez as contas e garante: o Brasil pode pagar essa conta.

E para cumprir as promessas de campanha, de dobrar o valor real do mínimo até o final do governo, esperamos que o Partido dos Trabalhadores se comprometa com reajustes significativos já na Lei Orçamentária para 2004.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2003 - Página 15222