Pronunciamento de Leomar Quintanilha em 16/06/2003
Discurso durante a 78ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. João da Costa Oliveira.
- Autor
- Leomar Quintanilha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
- Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. João da Costa Oliveira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/06/2003 - Página 15680
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO DA COSTA OLIVEIRA, EX-DIRETOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENDEMIAS RURAIS (DNERU), PARTICIPAÇÃO, CONSTRUÇÃO, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é um breve registro.
Sr. Presidente, Srs. Senadores, é ainda com profunda comoção que proponho o registro nos Anais do Senado Federal do passamento do Sr. João da Costa Oliveira, ocorrido no dia 6 deste mês.
De origem humilde, mas com a mesma coragem dos verdadeiros bandeirantes, em plena juventude, deixa seu berço natal, a Bahia, e enfrenta uma dura jornada de mais de quatro meses a pé, com sua família, em direção ao novo Eldorado no interior de Goiás.
Chega à nova capital, Goiânia, quando ela contava menos de seis anos de idade. Ali trabalhou duramente, participando da construção de obras históricas como o Cine Teatro Goiânia.
Ingressa posteriormente no serviço público, no Departamento Nacional de Endemias Rurais. Desbravando sertões, abrindo caminhos, enfrentando perigos, percorreu todo o Estado de Goiás, inclusive sua região norte, onde hoje é o Estado do Tocantins.
Levava na sua bagagem os medicamentos tão necessários ao combate das endemias letais como malária, febre amarela, mal de Chagas, entre outras. No coração, batia forte o sentimento de brasilidade quando oferecia aos habitantes das pequenas cidades, vilarejos e povoados e também aos moradores do meio rural a orientação básica e os ensinamentos rudimentares para evitar ou tratar essas enfermidades.
Com curso de capacitação em São Paulo, disseminou conhecimentos e experiências, notadamente aos seus auxiliares, chegando a ocupar o cargo de Diretor do 3º Distrito do Departamento Nacional de Endemias Rurais. Inovador, fortaleceu muito o departamento que dirigia com os conhecimentos e experiências amealhados ao longo de tantos anos dedicados à causa pública.
Aposentou-se com mais de 35 anos de bons serviços prestados ao País, como funcionário do Ministério da Saúde. É, seguramente, um dos bons exemplos de servidor público que tem o nosso Brasil.
Deixa saudosos sua esposa Dª Mary e os filhos Joselino, Maria Auxiliadora, Juscemar, Mary de Fátima, Mirian, Márcia, Magda e Juscerlan.
Deixa também irmãos, cunhados, genros, noras, netos e uma infinidade de amigos.
Esposo dedicado, pai amoroso, amigo solidário, servidor público exemplar. Assim foi em sua breve, porém fecunda trajetória de vida o nosso querido João da Costa Oliveira, mais conhecido como Janjão.
Era o que eu pretendia registrar, Sr. Presidente.