Discurso durante a 80ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização da décima quinta Festa Nacional do Pinhão, que acontecerá em Lages/SC. Transcrição dos artigos "Lula e a CUT" e "O diálogo conveniente", publicados na Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Realização da décima quinta Festa Nacional do Pinhão, que acontecerá em Lages/SC. Transcrição dos artigos "Lula e a CUT" e "O diálogo conveniente", publicados na Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2003 - Página 15898
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, FESTA NACIONAL, PINHÃO, MUNICIPIO, LAJES (RN), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ECONOMIA, CULTURA, AMBITO REGIONAL, EXPECTATIVA, VISITA, TURISTA, CONVITE, CONGRESSISTA, PARTICIPAÇÃO, FESTA.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, INFLUENCIA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENCIA, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), AVALIAÇÃO, DIFICULDADE, EXECUTIVO, EFETIVAÇÃO, DIALOGO, SOCIEDADE.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem registro taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao fazer um registro sobre uma das mais importantes festas do calendário turístico catarinense, a Festa Nacional do Pinhão, quero, desta tribuna, dirigir um especial convite aos meus colegas Senadores e aos funcionários desta Casa, além das autoridades dos demais Poderes, para que compareçam ao evento e constatem de perto a grandeza e a pujança da nossa serra catarinense.

A 15ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorre em Lages, de 13 a 22 de junho, é a maior festa gastronômica e cultural de Santa Catarina, colocando em evidência a comida típica à base de pinhão, os festivais de música nativista, o tradicionalismo e a origem de um povo que tem sua história nas raízes campeiras.

Com um investimento maior do que o de 2002, a Comissão da 15ª Festa Nacional do Pinhão escolheu sete atrações nacionais que serão o carro-chefe do evento deste ano: Cidade Negra, KLB, Padre Antônio Maria, Zezé di Camargo e Luciano, Raça Negra, CPM 22 e Paralamas do Sucesso devem atrair mais de 300 mil pessoas nos 10 dias do evento. A contratação dos shows foi feita em função da pesquisa de opinião pública realizada pela prefeitura, em consonância com a agenda dos artistas e o custo de cada apresentação.

No Palco Alternativo, 32 bandas vão garantir a diversão do público. Onze delas, bandas de garagem, foram escolhidas pela Comissão Central Organizadora por meio de um festival realizado de 20 a 22 de março, no Teatro Municipal Marajoara. Entre os ritmos estarão presentes o rock, pop, axé, pagode e MPB.

A Festa Nacional do Pinhão teve início em 1973. Ela nasceu tímida se comparada com suas proporções dos dias atuais. Seu espaço físico era o Calçadão da Praça João Costa, onde foram montadas casas de costaneiras que serviam pinhão cozido. No mesmo local, foi montado um tablado para apresentações nativistas, bailes e domingueiras. A diversão na época eram trovas, gaiteiros e demais atrações musicais - tudo regado a chimarrão e a pinhão.

O que era apenas uma manifestação da cultura lageana cresceu e, em 1989, teve sua primeira edição nacional, transformando-se em curto espaço de tempo em uma das maiores e mais animadas festas do país.

Hoje a Festa Nacional do Pinhão movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense. Durante os meses que antecedem o evento, a Comissão Central Organizadora, juntamente com a comunidade, se prepara e trabalha muito para que nos dez dias de festa os participantes e visitantes aproveitem ao máximo as diversas atrações turísticas, culturais, gastronômicas e campeiras da Serra.

A Gralha Azul, um pássaro que se alimenta da semente da araucária angustifólia (pinheiro brasileiro), da mesma forma como fazem outras espécies da fauna regional, costuma armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrando superficialmente a semente em locais ermos dos campos, disseminando dessa forma o pinheiro brasileiro. A escolha da gralha azul como um dos símbolos da Festa do Pinhão, deve-se ao fato de a ave ser a grande responsável pela reprodução da araucária.

Ademais, Sr. Presidente, a cidade de Lages, na serra catarinense, espera ansiosa a visita de turistas de todo o País, em junho, para prestigiar a maior festa cultural e gastronômica do Estado. O ar gelado e as baixas temperaturas são compensados pelo calor humano do lageano

Desejo, ainda, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tratar de um segundo assunto.

Ocupo esta tribuna para comentar artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 17 de junho do corrente, intitulado “Lula e a CUT”.

O artigo, que solicito seja inserido nos Anais do Senado Federal, trata da influência do Presidente Lula na eleição de Luiz Marinho para a presidência da CUT.

A matéria é de extrema atualidade, é oportuna e serve, inclusive, de alerta para que a CUT não traia seu passado de luta.

Desejo ainda, Sr. Presidente, comentar o artigo intitulado “O diálogo conveniente”, de autoria da colunista Dora Kramer, publicado no Jornal do Brasil, edição de 17 de junho do corrente ano.

O artigo, que solicito seja inserido nos Anais do Senado Federal, destaca que a tão divulgada disposição do Planalto ao diálogo não se concretiza na realidade, gerando uma enorme dificuldade para se estabelecer um canal de comunicação com o Governo.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2003 - Página 15898