Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a uma política brasileira para os recursos hídricos que deverá ser discutida pela subcomissão Permanente da Amazônia a ser instalada junto à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Transcrição de entrevista do Senador José Agripino Maia publicada na revista Brasília em Dia, edição de 21 do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Apoio a uma política brasileira para os recursos hídricos que deverá ser discutida pela subcomissão Permanente da Amazônia a ser instalada junto à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Transcrição de entrevista do Senador José Agripino Maia publicada na revista Brasília em Dia, edição de 21 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2003 - Página 16315
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, SECRETARIO, RECURSOS HIDRICOS, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, ESTUDO, DEBATE, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, DEFINIÇÃO, POLITICA NACIONAL, AGUA.
  • ANUNCIO, INSTALAÇÃO, SUBCOMISSÃO, REGIÃO AMAZONICA, AMBITO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADO, EXPECTATIVA, ATENÇÃO, RECURSOS HIDRICOS, COLABORAÇÃO, POLITICA NACIONAL, AGUA.
  • REGISTRO, ENTREVISTA, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, DISTRITO FEDERAL (DF), JOSE AGRIPINO MAIA, SENADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ATUAÇÃO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como bem natural de domínio público, a água vem motivando, cada vez com mais freqüência, estudos que visam à preservação dos mananciais e, nesse sentido, para que venha a se estabelecer, no País, uma Política Nacional de Água.

O Secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, sustentou, em recente artigo na imprensa, a necessidade de os estudos em curso se ampliarem, contando com a necessária participação da sociedade civil brasileira.

Como parlamentar do Amazonas, vejo com interesse e também com certa preocupação todos os aspectos que envolvem esse bem, para mim o mais importante para a Humanidade. Já tive ocasião de declarar, desta tribuna, que a água, ainda neste século 21, será o bem de maior valor entre todos os demais que movimentam o mercado, superando até mesmo o petróleo.

Brevemente, deverá ser instalada, junto à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a Subcomissão Permanente da Amazônia, criada a meu requerimento. Essa será uma comissão destinada ao estudo de todos os aspectos que envolvem a Amazônia, a partir da tese hoje muito debatida no seu aproveitamento racional, de sorte a preservar a grande riqueza que ela representa.

Penso que, entre outros aspectos a serem objeto das atenções da Subcomissão da Amazônia, a água deverá ocupar boa parte de nossas atenções, inclusive tendo em vista que, neste momento, se processam estudos monitorados pelo Ministério do Meio Ambiente, em busca de uma política brasileira para a água.

Tais estudos ganham maior interesse diante também do sugestivo Ano Internacional da Água Doce, já em curso e ao longo do qual será realizada, no Brasil, a I Conferência Nacional do Meio Ambiente.

De minha parte, desde já, comprometo-me, como amazonense e como parlamentar, a dedicar todos os meus esforços para que se possa delinear uma efetiva e bem definida Política Nacional de Águas. E certamente a Subcomissão da Amazônia, o Senado e o Congresso Nacional igualmente haverão de cerrar fileiras em torno desse grande objetivo.

Desejo, ainda, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tratar de um segundo assunto na tarde de hoje.

Quero comentar a brilhante entrevista com o Senador José Agripino Maia (PFL - RN), publicada na Revista Brasília Em Dia de 21 de junho do corrente ano.

A matéria, que solicito seja inserida nos anais do Senado, destaca a atuação do nobre parlamentar e o seu novo estilo de fazer política na oposição.

A entrevista, que passo a ler para que fique integrando este pronunciamento, é a seguinte:

 

******************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2003 - Página 16315