Pronunciamento de Romero Jucá em 30/06/2003
Discurso durante a 87ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Síntese das atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.
:
- Síntese das atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/07/2003 - Página 16706
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- BALANÇO, ATUAÇÃO, SERVIÇO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL (SENAR), OBJETIVO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHADOR, CAMPO, PROMOÇÃO, COMUNIDADE, INTEGRAÇÃO, SOCIEDADE, CIDADANIA, REGISTRO, DADOS, ELOGIO, ENTIDADE, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO AGRARIO.
O SR ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna desta Casa para apresentar uma síntese das atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), uma instituição que opera nos moldes do SENAI e do SENAC, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e que, a exemplo de suas congêneres, exerce um relevante papel na formação técnica e profissional de mão-de-obra rural.
Nunca é demais reafirmar a nossa relevante vocação agrícola. Trata-se de um setor que responde por cerca de um quarto dos empregos e da riqueza produzida em nosso País e que, portanto, requer uma política de desenvolvimento profissional que permita a sua permanente modernização, tornando-o apto a participar do extremamente competitivo mercado internacional.
O SENAR tem como missão desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem do campo, contribuindo para seu eficiente exercício profissional, para a melhoria de sua qualidade de vida, integrando-o à sociedade e habilitando-o ao pleno exercício da cidadania.
Em grandes linhas, o SENAR se dedica, em nível nacional, a elaborar programas de treinamento no próprio emprego; estabelecer e difundir metodologias; coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos; assessorar o Governo Federal em assuntos de formação profissional rural; assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho; tudo ao encontro do objetivo de estimular a permanência do homem no campo, despertando o seu potencial e incentivando-o a produzir mais e melhor.
Em 2002, o conjunto de suas áreas ocupacionais, entre as quais sobressaem temas como a mecanização agrícola, a pecuária de grande porte, as culturas perenes e semi-perenes, o beneficiamento de produtos de origem agro-silvo-pastoril, a irrigação e drenagem e o turismo rural, entre outros, foi objeto de intensa ação de treinamento, com a realização de cursos para mais de vinte mil turmas, atingindo a marca de 365 mil pessoas treinadas, em mais de seiscentas mil horas-aula.
É relevante assinalar a intensificação das atividades do SENAR no ano findo, em que os indicadores revelaram níveis superiores em 17% aos correspondentes de 2001, demonstrando o continuado e crescente esforço da instituição na construção de um Brasil rural mais competente e preparado para enfrentar seus novos desafios tecnológicos, metodológicos e operacionais.
Sr. Presidente, ao lado de sua ação na formação profissional rural, o SENAR se dedica, também, intensamente, à promoção social das comunidades rurais, onde, por meio de treinamentos, seminários, torneios e encontros, assuntos como educação, saúde, nutrição, artesanato, organização e serviços comunitários, cultura, esporte e lazer são apresentados e trabalhados junto às comunidades rurais em todo o Brasil, promovendo sua integração à sociedade e enfatizando a plena cidadania que deve estar também ali presente, em todos e em cada um de seus integrantes.
Mais de quatro mil grupos de atividades de promoção social foram trabalhados em 2002, atingindo mais de 116 mil participantes.
Além dessas atividades, o SENAR se dedica a alguns projetos especiais, como o Agrinho, o Semeando, o Saúde no Campo e o das Cadeias Produtivas Agroindustriais, todos destinados ao aprimoramento das atividades rurais.
Desses, merece especial relevância o Agrinho, destinado às crianças do meio rural, promovendo concursos de redação e de desenho, ao lado do fomento a atividades pedagógicas direcionadas. Esse projeto atingiu, em 2002, cerca de um milhão e seiscentas mil crianças em todo o meio rural brasileiro.
Srs. e Senhores Senadores, permito-me concluir, afirmando que devemos incentivar e prestigiar instituições como o SENAR e seus irmãos da indústria e do comércio, que representam iniciativas já consolidadas por longo tempo, e cujo sucesso, ao lado dos inegáveis e expressivos benefícios prestados às comunidades a que devem atender, confirmam, de forma inequívoca, a força, a criatividade e a pujança de nossa sociedade.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.