Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos ao Ministro Cristovam Buarque pela decisão de assegurar número diferenciado de vagas de professores para universidades da Amazônia. Assinatura, pelo Ministro Roberto Amaral, de convênio com a USP para fornecimento de bolsas para cursos de doutorado nas universidades da Amazônia.

Autor
João Capiberibe (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Alberto Rodrigues Capiberibe
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ENSINO SUPERIOR.:
  • Agradecimentos ao Ministro Cristovam Buarque pela decisão de assegurar número diferenciado de vagas de professores para universidades da Amazônia. Assinatura, pelo Ministro Roberto Amaral, de convênio com a USP para fornecimento de bolsas para cursos de doutorado nas universidades da Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2003 - Página 16806
Assunto
Outros > SENADO. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESENÇA, PREFEITO, MUNICIPIO, ITAUBAL (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), SENADO, REGISTRO, AUSENCIA, MORTALIDADE INFANTIL, REGIÃO.
  • AGRADECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, PREENCHIMENTO, VAGA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE, REGIÃO AMAZONICA, ASSINATURA, CONVENIO, OFERECIMENTO, BOLSA DE ESTUDO, ESPECIALIZAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, REGIÃO NORTE.

O SR. JOÃO CAPIBERIBE (Bloco/PSB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar a presença entre nós do Prefeito Leopoldo Machado, do Município de Itaubal do Piririm, que teve zero de mortalidade infantil no ano passado.

Sr. Presidente, investir na construção do conhecimento técnico-científico na Amazônia é uma questão de soberania nacional. Tenho dito que o que nos ameaça na Amazônia, 61% do território nacional, é a negligência em relação às políticas públicas nacionais para aquela região.

Ao longo da história, o Governo Federal tem governado de costas para a Amazônia. E neste Governo, muito recentemente, temos tido conquistas importantes que têm que ser destacadas. Conquistas no que diz respeito às nossas universidades. Temos as universidades mais precárias do País na Amazônia. E a nossa luta, que reúne toda a Bancada de Senadores e Deputados da Amazônia, no sentido de se resolver o problema da universidade começa a frutificar.

Gostaríamos, neste momento, de agradecer ao Ministro Cristovam Buarque, que aquiesceu a uma solicitação para destinar um número de vagas diferenciado para as universidades do Amapá, de Roraima, de Rondônia e do Acre. Pela primeira vez, artífice, fez uma equação diferenciada, colocando os professores tão solicitados pelos nossos reitores. Gostaria de manifestar aqui a nossa alegria e satisfação em reconhecer em Cristovam Buarque um Ministro comprometido com a redução das desigualdades regionais, porque é na construção do conhecimento que vamos poder reduzir essas desigualdades e transformar ciência, conhecimento em tecnologia.

Gostaria também de agradecer uma outra ação fundamental, no mesmo sentido, que é a do Ministro Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, que acaba de assinar com a USP um convênio para fornecer bolsas para que os doutorados, o aprimoramento, a qualificação, a especialização sejam feitos na Amazônia, para que possamos fazer os doutorados na região, nas nossas universidades, no Amapá, em Roraima, no Acre e em Rondônia.

Quero informar que no dia 10 de julho, lá em Rio Branco, teremos um encontro dessas universidades e o Ministério da Ciência e Tecnologia, com a presença do Ministro Roberto Amaral e de sua equipe, destinada a discutir a formação de grupos especializados em ciência e tecnologia em cada universidade, a fim de que possamos dividir a tarefa do desenvolvimento tecnológico na região. Esse foi apenas o início. Conquistar os professores necessários para que as universidades funcionem ainda este ano foi um passo adiante. É evidente que precisamos continuar diferenciando as regiões que padeceram, ao longo da história do País, de exclusão nas políticas do Governo Federal, principalmente no que diz respeito aos investimentos na área do conhecimento.

Portanto, Sr. Presidente, gostaria de manifestar a minha alegria e a de todos os membros da Bancada de Senadores e de Deputados que há um mês e meio esteve com o Ministro Cristovam Buarque e com reitores, ocasião em que colocamos o pleito fundamental a fim de fazer funcionar as universidades ainda este ano, pois careciam de professores, fator fundamental que felizmente conquistamos.

Era a comunicação e o agradecimento que gostaria de fazer da tribuna do Senado Federal ao Ministro Cristovam Buarque e ao Ministro Roberto Amaral.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2003 - Página 16806