Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários ao pronunciamento do Sr. Arthur Virgílio sobre a atuação do presidente da república. (Como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao pronunciamento do Sr. Arthur Virgílio sobre a atuação do presidente da república. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2003 - Página 16819
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, TUMULTO, RECEPÇÃO, VICE-GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), SOLENIDADE, SEDE, GOVERNO.
  • ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIFESTAÇÃO, APOIO, PERDA, MANDATO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), POSSIBILIDADE, ERRO, INTERPRETAÇÃO, IMPRENSA.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acabo de ouvir o Líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio, no seu legítimo papel de Líder da Oposição. S. Exª reclama de atitudes, em relação à vaia, que não são do Presidente, mas de pessoas que realmente agiram mal. S. Exª também está na posição legítima de defender a Vice-Governadora. O Líder Arthur Virgílio diz que o Presidente tratou de governador futuro. Isso pode ser má interpretação da imprensa. Recuso-me a acreditar que o Presidente Lula, um democrata que lutou contra a opressão, que tem sido, todos sabem, um indivíduo que nos tem sensibilizado pela persuasão, pela determinação da busca do diálogo, tenha proferido tais palavras.

Sabemos que a eleição foi lícita e acaba de haver um julgamento no Supremo Tribunal Federal em que houve ganho de causa. São 30 ações, 24 das quais já foram vencidas, e hoje mais uma - essa que chegou ao Supremo - também foi vencida. Portanto, não culparia o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Partidários mais exacerbados não se conformam com a derrota e buscam toldar, inclusive, o ambiente de convivência que existe hoje entre o PMDB e o PT em termos nacionais. Por essa razão, tenho certeza de está havendo um mal-entendido em relação à imprensa que, provavelmente, citou alguma frase, como acontece no dia-a-dia em relação a nós.

Outro dia li uma notícia na qual afirmavam que eu teria dito que, como Deus, tínhamos trabalhado sete dias e descansado no oitavo. Ora, às vezes tentam nos fazer de simplórios.

Creio que é legítima a posição do Senador Arthur Virgílio. No entanto, como alguém que está apoiando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sei que deve ser um erro de abordagem.

Em relação ao Governador do Distrito Federal nós, do PMDB, o estamos apoiando. Hoje assinamos uma lista de apoiamento porque a democracia há de ser preservada. Se existe algo para ser discutido que o seja na Justiça, que é o fórum próprio para isso. O que for decidido pela Justiça nós acataremos, claro, quando chegar à última instância.

Entendemos que o Senador Arthur Virgílio está em seu legítimo papel de Líder da Oposição. Entretanto, cremos que a segunda posição - colocando frases da boca do Presidente - é um equívoco, um mal-entendido da imprensa.

Era o que eu gostaria de dizer como Vice-Líder do PMDB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2003 - Página 16819