Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre os artigos dos jornais Folha de S.Paulo de 22 de junho passado e da Gazeta Mercantil de 23 de junho sobre o papel dos bancos no crescimento econômico e o comportamento autoritário do Governo Lula.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre os artigos dos jornais Folha de S.Paulo de 22 de junho passado e da Gazeta Mercantil de 23 de junho sobre o papel dos bancos no crescimento econômico e o comportamento autoritário do Governo Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2003 - Página 16838
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, ATUAÇÃO, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEMORA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, FACILITAÇÃO, ACESSO, CREDITOS, FINANCIAMENTO, DESTINAÇÃO, EMPRESA, CONSUMIDOR, CRITICA, AUTORITARISMO, GOVERNO FEDERAL, REJEIÇÃO, DIALOGO, AFASTAMENTO, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), TENTATIVA, DEBATE, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna, neste momento, para fazer um comentário sobre a economia do país, com base no editorial do jornal Folha de S.Paulo, de 22 de junho do corrente ano.

O texto, que solicito seja inserido nos Anais do Senado pela sua atualidade, mostra a necessidade do sistema financeiro nacional oferecer crédito a taxas compatíveis a empresas e consumidores para dinamizar o crescimento econômico, já que, nos primeiros seis meses do governo Lula, o financiamento do investimento e do crescimento ainda não se mostraram presentes.

Há ainda, Sr. Presidente, um segundo assunto sobre o qual desejo tratar.

Trata-se da matéria intitulada “PT não pode temer o diálogo”, publicada no jornal Gazeta Mercantil, edição de 23 de junho do corrente, para denunciar o aprofundamento do comportamento autoritário do Governo Lula.

A matéria, que também solicito seja inserida nos Anais do Senado, trata do afastamento de deputado do PT da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência, com o objetivo de evitar o debate sobre a reforma.

São as seguintes as matérias que passo a ler, para que fiquem integrando este pronunciamento:

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2003 - Página 16838