Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelos 180 anos de independência da Bahia. Apelo ao governo Lula para a liberação de recursos para o metrô de Salvador.(como Lider)

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Homenagem pelos 180 anos de independência da Bahia. Apelo ao governo Lula para a liberação de recursos para o metrô de Salvador.(como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2003 - Página 16885
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, INDEPENDENCIA, ESTADO DA BAHIA (BA), OPORTUNIDADE, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, CONTINUAÇÃO, AMPLIAÇÃO, METRO, CAPITAL DE ESTADO.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Rodolpho Tourinho já tratou da data magna baiana, o 02 de julho. Eu optei por dividir o meu dia entre a passeata na Bahia, em comemoração aos heróis da independência verdadeira do Brasil, que se fez na Bahia, e esta sessão convocada por V. Exª.

Gostaria de dizer que os baianos foram hoje, em multidão, para as ruas da cidade e, num gesto de generosidade, tão comum ao povo da Bahia, aplaudiram os seus líderes, inclusive o Senador que fala neste instante. Os aplausos foram de ponta a ponta, numa demonstração do quanto eu estava certo em defender o mandato do povo baiano nesta Casa. E como estava feliz o povo baiano de ter o seu Senador participando de sua festa magna!

Realmente, o 02 de julho é um dia singular na vida dos baianos. Ninguém anuncia, as televisões falam pouco sobre o que vai acontecer nesse dia, mas, na realidade, a população toda vai à rua para reverenciar os heróis dessa data, inclusive o trajeto que a cabocla, que tanto significado tem na vida da Bahia, faz durante a manhã e à tarde.

A Bahia realmente está de parabéns pelos 180 anos de sua independência política. Hoje, a sua luta é pela independência econômica, que deve ser também a luta de todo o Nordeste. É por isso que estou aqui, nesta hora, para dizer aos brasileiros que não se pode esquecer essa região e muito menos esse Estado, onde nasceu o Brasil e onde os acontecimentos cívicos mais importantes aconteceram.

Por isso, venho pedir ao Governo Federal, em particular ao Presidente da República, nesses 180 anos de independência do Brasil - porque foi feita na Bahia - e do sesquicentenário de Maria Quitéria, que fique mais atento aos problemas por que a Bahia atravessa. O seu Governador, que conosco desfilou hoje, Dr. Paulo Souto, assim como o Prefeito Imbassahy e os Secretários de Estado, todos eles estão dispostos a colaborar, mas não querem que a Bahia seja retaliada.

Hoje, dia da Bahia, é o dia em que vamos fazer um apelo ao Senhor Presidente da República, de que não permita que continue a sabotagem atualmente existente contra o metrô da Bahia. Se o Governo quiser, teremos, no próximo ano, o metrô pronto. Todos os metrôs do Brasil foram feitos com dinheiro federal. No caso do metrô da Bahia, o nosso Estado também participa diretamente com recursos próprios. No dia da independência da Bahia, não se podem separar os assuntos pendentes junto ao Governo Federal. E tenho a certeza de que os verdadeiros líderes do PT nesta e na outra Casa do Congresso não vão se furtar a ajudar - ao contrário do que dizem, que eles sabotam - para que essa realização se faça nessa comemoração da Bahia, pelo menos com o anúncio do Presidente da República ou da autoridade responsável.

Hoje é um dia feliz para todos os baianos, Sr. Presidente, mas é um dia também importante para o Brasil. Lá houve luta, houve derramamento de sangue. Não foi uma independência proclamada apenas por palavras, mas com luta, com sangue dos baianos. E é esse sangue dos baianos que represento neste instante para apelar ao Presidente da República para olhar mais para aquele Estado, que lhe deu, talvez, a mais importante votação no Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2003 - Página 16885