Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

A mesa associa-se as manifestações de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • A mesa associa-se as manifestações de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2003 - Página 17332
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TARCISIO BURITY, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Antes de submeter a voto o requerimento, quero associar-me às diversas manifestações de pesar feitas por diversos Senadores pelo falecimento do ex-Governador e companheiro de Congresso Tarcísio Burity.

Perdem a Paraíba e o Brasil um grande político, que se destacou no Governo do Estado e nacionalmente. Devo recordar a sua posição de liderança ao tempo da formação da Aliança Democrática, que levou à eleição de Tancredo Neves. Era um político com espírito público, que prestou grandes serviços à Paraíba nas duas vezes em que ocupou o Governo, em que exerceu o Poder Executivo daquele Estado.

Mas quero ressaltar também que, dentro do político, havia o intelectual, o homem dedicado à literatura, o estudioso, o ensaísta, que deixou muitos trabalhos publicados - destaco entre eles o exame da obra de José Américo de Almeida. Foi um professor marcante na Paraíba, pois participou da organização, consolidação e projeção da universidade da Paraíba no Nordeste.

Assim, a Paraíba perde um grande filho, um grande político, um homem que se destacou como um importante servidor do seu Estado e do País.

As homenagens do Senado Federal são mais do que justas. Elas expressam o sentimento de todos nós que o conhecemos, convivemos com ele e sabemos do seu trabalho.

Em votação o requerimento.

As Srªs e os Srs. Senadores que o aprovam queiram permanecer sentados. (Pausa.)

Aprovado.

Será cumprida a deliberação do Plenário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2003 - Página 17332