Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre o sucesso da reforma agrária implementada no Piauí. Satisfação com a escolha do novo Delegado Federal de Agricultura no Estado, Senhor Avelino Neiva.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comentários sobre o sucesso da reforma agrária implementada no Piauí. Satisfação com a escolha do novo Delegado Federal de Agricultura no Estado, Senhor Avelino Neiva.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2003 - Página 17372
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECONHECIMENTO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), MELHORIA, SITUAÇÃO, ECONOMIA, ESTADO DO PIAUI (PI), MODELO, IMPLANTAÇÃO, REFORMA AGRARIA, AUMENTO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA.
  • AGRADECIMENTO, NOMEAÇÃO, AVELINO NEIVA, ECONOMISTA, FUNÇÃO, DELEGADO, DELEGACIA FEDERAL, AGRICULTURA, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, e nobre Senador Geraldo Mesquita, serei breve.

Ouvimos atentamente as palavras vibrantes do Senador Leonel Pavan. Gostaria de acentuar aqui a contribuição do Piauí na melhoria do IDH. Éramos o 69º e passamos para o 65º. O jornal Folha de S.Paulo diz do exemplo que o Piauí dá ao Brasil:

“O Piauí não é só Guariba, Acauã. É um povo capaz de ser a luz para este País”.

A ONU diz, transcrito na Folha de S.Paulo:

No tema desigualdade, o Piauí é citado como Estado exemplo na distribuição de terra para os pequenos agricultores. Segundo o relatório deste ano, a reforma agrária no Estado ajudou a diminuir a pobreza e a desigualdade de renda na região, além de ter aumentado o número da terra plantada.

Governamos o Piauí e entendemos que a terra é de quem nela nasce, quem nela mora, quem nela trabalha, quem ela cultiva e quem nela vive. Fizemos uma reforma agrária pacífica, reconhecida pelos piauienses que nos fizeram Senador, e reconhecida no trabalho de pesquisa da ONU sobre o desenvolvimento do IDH.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho aqui manifestar a gratidão pela indicação do economista Avelino Neiva para ocupar a Delegacia Federal de Agricultura no Estado do Piauí.

O Piauí é um Estado com perspectivas invejáveis para alimentar o Nordeste, o Brasil e o mundo. Nos últimos anos, a produção de soja durante o nosso Governo aumentou de dez mil toneladas para quatrocentos mil toneladas, de tal maneira que foi possível implantar uma fábrica de beneficiamento de soja, a Bungle, que começará a funcionar em agosto, no sul do Estado do Piauí, nas terras de Uruçuí.

Além da sua força na produção de grãos, temos a caprinocultura, a pecuária, a fruticultura, a cajuicultura. Hoje o Piauí tem uma multinacional com a segunda mais moderna fábrica de castanha do mundo e perspectivas invejáveis no desenvolvimento da carcinicultura.

Era o Equador o maior pólo de exportação de camarões, mas aconteceu uma praga, uma patologia, que deixou o camarão de lá anêmico e esbranquiçado. Então, as condições de luminosidade, do ar e de salinidade do Nordeste identificam-se com perspectivas invejáveis de tomar o lugar do litoral do Equador na produção e exportação do camarão.

O Piauí destaca-se também pela apicultura. Com sua vocação primária da agricultura, nós agradecemos a nomeação e a indicação do técnico e economista Avelino Neiva, um homem empreendedor e realizador, para Delegado do Ministério da Agricultura. Entendemos, como Padre Antônio Vieira diz: “As palavras vão ao ar; as obras entram no coração”. Como o Apóstolo Paulo diz: “A fé, sem obra, já nasce morta.” E a nossa fé tem de ser acompanhada de obra”. O profissional indicado tem um passado de empreendedor e realizador, quer como bancário que o foi, quer como técnico da Companhia Energética, onde ocupou todas as posições, de Diretor a Presidente. Ele também foi chamado várias vezes pela Prefeitura de Teresina, na Administração Joel Ribeiro, para ajudar no desenvolvimento de nossa Capital. E, no nosso Governo, foi o Diretor-Presidente da Condepi - Companhia de Desenvolvimento do Piauí, e, sob sua orientação, dezenas de açudes foram concluídos, muitos deles, Sr. Presidente, que estavam em obra há 50 anos. Todos foram concluídos na sua administração.

Gostaria, então, de dizer que o Piauí agradece, porque acredita na ação empreendedora do indicado pela nossa Bancada Federal do PMDB, Avelino Neiva.

Sem dúvida alguma, indicações como essa vão dar ao Governo Lula aquilo que está precisando: capacidade empreendedora de realização. São essas as nossas palavras, com a certeza de que a indicação e a nomeação do técnico e economista Avelino Neiva será fator de progresso na agricultura e no desenvolvimento do Piauí.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2003 - Página 17372