Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Editorial "Classe média em retirada", publicado no jornal Zero Hora, edição de 7 do corrente. Comemoração do aniversário de 143 anos da cidade de Itajaí/SC.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. HOMENAGEM.:
  • Editorial "Classe média em retirada", publicado no jornal Zero Hora, edição de 7 do corrente. Comemoração do aniversário de 143 anos da cidade de Itajaí/SC.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2003 - Página 17656
Assunto
Outros > IMPRENSA. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ZERO HORA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, IMPRENSA, LOCAL, FORMAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ITAJAI (SC), BOTUVERA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho neste momento a esta tribuna para comentar o editorial “Classe média em retirada”, publicado no jornal Zero Hora, edição de 7 de julho do corrente ano.

O texto, que solicito seja inserido nos Anais do Senado, comprova a importância do jornal Zero Hora para a formação da opinião pública, sobretudo nos Estados do sul.

Desejo, ainda, tratar de outro assunto, Sr. Presidente.

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, a cidade de Itajaí completou neste mês 143 anos de história e preservação da cultura açoriana, sem perder a jovialidade que cerca as grandes cidades. É uma cidade de contrastes, onde a arquitetura moderna convive harmoniosamente com prédios do início do século passado.

A cidade oferece atrações para os mais diferentes tipos de turistas, desde os que buscam os encantos das praias até os que preferem história e cultura. A herança açoriana é marcante na gastronomia e no artesanato. Em outubro, as atenção são voltadas à Festa Portuguesa e do Pescado: a Marejada atrai milhares de turistas durante os mais de 15 dias de festa com muita comida, música e dança típicas.

Itajaí está se consolidando, aos poucos, como rota dos navios de cruzeiros. Na última temporada de verão, três navios de passageiros atracaram na cidade, que tem o único pier turístico do País que está fora do terminal comercial do porto. E as belezas das praias itajaienses são um motivo a mais para o turista que participa dos cruzeiros deixar o navio e conhecer a cidade. A praia de Cabeçudas é a mais procurada, concentra os bares, restaurantes e a elite de Itajaí, toda urbanizada, com alamedas cercadas belíssimas mansões.

A praia do Geremias guarda o principal cartão postal da cidade: o Bico do Papagaio. Quando a estrada para Cabeçudas foi aberta, a detonação de uma das rochas esculpiu um gigantesco pássaro: uma escultura da natureza com uma mãozinha do homem. Seguindo o roteiro das praias estão Atalaia e Brava. As duas são excelentes para a prática do surfe. Na praia do Morcego, a água tem alta concentração de iodo, muito procurada para uso medicinal.

JUVENTUDE E CULINÁRIA

O grande point dos jovens são as praias Bravas e dos Amores, já no limite com Balneário Camboriú. No verão, é fácil encontrar beldades e artistas desfilando elegância e beleza pela areia. Na dos Amores, a água é cristalina, mas agitada e a areia é fofa e branca. Os quiosques com barracas de palha dão um charme extra ao lugar. A praia dos Amores ainda conserva os traços agrestes, apesar da explosão imobiliária. No inverno, é tranqüila e convida a um passeio sem compromisso pelas areias.

Em relação à gastronomia, Itajaí dá um show. Na Avenida Beira-rio concentram-se os mais diferentes tipos de restaurantes. Desde os mais simples, ideais para comer um petisco e jogar conversa fora com os amigos, no final de tarde, até os mais sofisticados com comida internacional. Os restaurantes têm vista privilegiada do Saco da Fazenda, uma das mais importantes áreas de procriação da Foz do Vale do Itajai: garças, gaivotas e outros pássaros dão um toque de encanto ao lugar.

Sr. Presidente, quero também aproveitar meu tempo para homenagear uma cidade de Santa Catarina que têm grande importância para a economia do Estado, principalmente no que diz respeito à área agrícola e o Turismo Ecológico: Botuverá.

O Município de Botuverá completa, no dia de hoje, quarenta e um anos de fundação. Trata-se de uma cidade que tem um povo humilde e trabalhador. Com a economia voltada para a agricultura e ao turismo ecológico.

Botuverá pode ser considerado um paraíso natural. Suas paisagens naturais encantam todos aqueles que apreciam paisagens formadas por montanhas, colinas, vales, riachos de águas cristalinas formando, juntamente com os pássaros, a música que encanta e acalma.

Para aqueles que passam a semana atarefados com trabalhos e estudos e sem tempo e espaço para a vida, Botuverá num simples final de semana, oferece a oportunidade para o descanso merecido e revitaliza energias. Uma simples viagem pelas estradas do município, com olhos naturais, o milagre que só a natureza é capaz de realizar, acontece.

As paisagens naturais, suas belas montanhas e colinas, os vales e riachos com suas cachoeiras e, sobretudo a existência das mais belas e surpreendentes cavernas.

Fica, portanto, minha homenagem ao querido Município de Botuverá pela sua importância na agricultura e no Turismo de Santa Catarina.

Parabéns povo Botuveraense.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2003 - Página 17656