Questão de Ordem durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicita a integra do requerimento de autoria do Senador Arthur Virgílio para criação da CPI que investigará questão da reforma agrária e os conflitos no campo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Solicita a integra do requerimento de autoria do Senador Arthur Virgílio para criação da CPI que investigará questão da reforma agrária e os conflitos no campo.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/2003 - Página 17066
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TEXTO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CONFLITO, CAMPO, IMPORTANCIA, SENADO, PROMOÇÃO, DEBATE, REFORMA AGRARIA, MOVIMENTO TRABALHISTA, CONCENTRAÇÃO DE RENDA, BUSCA, ENTENDIMENTO, SEM-TERRA, PROPRIETARIO, PRODUTOR RURAL.
  • COMENTARIO, DISCURSO, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, DESVALORIZAÇÃO, FORMAÇÃO, ENSINO SUPERIOR.
  • DEPOIMENTO, PREPARAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXERCICIO, CARGO ELETIVO, APRENDIZAGEM, CIENTISTA, ESPECIALISTA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, refiro-me ao mesmo assunto.

Como o Senador Arthur Virgílio encaminhou hoje requerimento de CPI sobre a questão da reforma agrária e dos conflitos no campo, gostaria de solicitar, de pronto, o conteúdo do requerimento. Tendo S. Exª afirmado que obteve o número necessário de assinaturas - ontem ele mencionou que já havia trinta e uma assinaturas -, avalio, inclusive, que seja interessante que possamos discutir o tema da reforma agrária, os movimentos sociais decorrentes da altíssima concentração de renda que ainda perdura no País, as preocupações dos proprietários de terra, relativamente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e demais movimentos sociais. Acredito que podemos organizar um debate que vai catalisar o desejo do Governo de um entendimento entre trabalhadores interessados na reforma agrária e os fazendeiros, proprietários de terra e demais interessados.

Transmito um apelo ao Senador Arthur Virgílio, que não nos mostrou o teor completo desse requerimento, que eu possa ter de imediato a cópia do requerimento e que S. Exª possa também autorizar de pronto, seja revisado ou não, o teor completo do seu pronunciamento ao Senador Tião Viana, o nosso Líder.

Quero apenas dizer uma palavra sobre o que ouvi do seu pronunciamento hoje. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda que não tenha tido a oportunidade de obter um curso superior, diferentemente do que S. Exª disse, é uma das pessoas que conheço no Brasil que melhor se preparou para exercer a alta função que hoje ocupa, a de Presidente da República, porque sou testemunha dos diálogos que Lula manteve seja com economistas, seja com cientistas sociais, antropólogos ou geógrafos. Vou dar o exemplo de Aziz Ab’Saber, que, por exemplo, acompanhou Lula nas diversas caravanas ao Norte, à Amazônia e ao Nordeste. Também o acompanhei. Aquelas caravanas eram verdadeiros e fantásticos cursos do mais alto nível. Não apenas Aziz Ab’Saber, um professor emérito, que estava, com a maior boa vontade, transmitindo a Lula, a mim e aos outros que participavam, mas tantos outros cientistas e economistas, ao longo das últimas décadas, resolveram transmitir ao Lula o mais profundo conhecimento.

Lula é uma pessoa que valoriza muito o conhecimento. Inclusive, tantas vezes, tem dito o quanto considera importante que seus filhos tenham formação superior. Sua Excelência tem valorizado muito a educação superior.

            Como fez uma avaliação crítica desse aspecto em relação a Lula, gostaria de manifestar que o Presidente Lula, primeiro, esmerou-se para exercer a mais alta função do País, ainda que não tivesse o diploma e a oportunidade de cursar uma faculdade. Como tantos outros, o jornalista Cláudio Abramo nunca chegou à universidade, mas era um autodidata tão excepcional, considerado um dos mais cultos jornalistas da história do País. Abraham Lincoln é outro exemplo. Agora o Presidente Lula é uma pessoa que está sempre aprendendo e, por essa razão, tem sido respeitado e admirado em todo o mundo.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/2003 - Página 17066