Discurso durante a 10ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Rebate críticas do Ministro José Graziano ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso acerca do Programa Fome Zero. (como Lider)

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA SOCIAL.:
  • Rebate críticas do Ministro José Graziano ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso acerca do Programa Fome Zero. (como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2003 - Página 18004
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • DEFESA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, INJUSTIÇA, CRITICA, PROGRAMA, COMBATE, FOME, AUTORIA, JOSE GRAZIANO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO EXTRAORDINARIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E COMBATE A FOME.
  • REGISTRO, DADOS, PROGRAMA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, GOVERNO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, FALTA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PROGRAMA, COMBATE, FOME, ATRASO, GOVERNO FEDERAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA SOCIAL.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, meu amigo Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, acompanhando matérias veiculadas na imprensa, num dos jornais de grande circulação, li que o Ministro que comanda o Fome Zero no Brasil contesta Fernando Henrique Cardoso, dizendo que o ex-Presidente foi muito infeliz e impróprio quando fez críticas ao Programa de Governo Fome Zero. E S. Exª diz que Fernando Henrique Cardoso nada fez para acabar com a fome no País.

Não quero ser advogado de Fernando Henrique Cardoso nem tenho procuração para sê-lo. Porém, quero dizer ao Ministro que Fernando Henrique Cardoso, por tudo o que fez pela economia, pela infra-estrutura, pela educação, pela saúde, pelo social, tem direito, sim, não apenas de mostrar o rumo, mas de fazer duras críticas - se for necessário, ele assim fará - a programas demagógicos ou a programas que ainda não saíram do papel.

Aliás, já se passaram mais de seis meses, e o Governo tem cantado em verso e prosa o Programa Fome Zero. Ainda estamos patinando com relação a esse programa, porque anunciam para a população que o programa está atendendo “x” pessoas em determinados Estados e não informam o número real. Dizem que estão atendendo os Estados, mas não dizem o número de crianças ou de famílias atendidas pelo Programa Fome Zero. Nos aeroportos, nos Estados, em entidades, em qualquer lugar do Brasil, há campanhas arrecadando recursos para o Programa Fome Zero. Na verdade, não há nada transparente em relação a todos os recursos recebidos.

Não somos contrários a essa iniciativa. Longe disso, somos a favor do programa; somos a favor do Brasil. Programas que pretendam beneficiar a sociedade têm o apoio da Oposição, porque queremos um Brasil cada vez melhor, mais justo.

Dizer que Fernando Henrique Cardoso não fez nada é uma ofensa a todos os Partidos que apoiaram o Governo passado, inclusive aos Partidos que hoje apóiam o Governo Lula.

Para refrescar a memória do Ministro e daqueles que falam em herança maldita, cito dados referentes a apenas 12 programas da Rede de Proteção Social de Fernando Henrique Cardoso: bolsa-alimentação, com mais de 1,3 milhão beneficiados; Peti, com mais de 810 mil beneficiados; bolsa-escola, mais de oito milhões de beneficiados; o auxílio gás, mais de oito milhões de beneficiados; agente jovem, mais de 100 mil beneficiados; abono salarial, mais de quatro milhões de beneficiados; bolsa qualificação, mais de dez mil beneficiados; seguro desemprego, mais de 4,5 milhões de beneficiados; seguro safra, mais de 930 mil beneficiados, aposentadorias e pensões rurais, mais de seis milhões de beneficiados; renda mensal vitalícia, mais de 750 mil beneficiados; prestação continuada, mais de 1,5 milhão de beneficiados.

Srªs e Srs. Senadores, estou citando aqui apenas alguns dos programas sociais de Fernando Henrique Cardoso. Mas, com todo o respeito ao Ministro - e torço para que tudo dê certo, que S. Exª consiga avançar -, ao dizer que Fernando Henrique Cardoso não fez nada pelo País, quando há todos esses benefícios, S. Exª ofende a instituição, bem como um Governo e os Partidos que o apoiaram durante oito anos.

Para eliminar a fome, não basta apenas a vontade, a política e o desejo. É preciso gerar trabalho, fortalecer as médias, pequenas e microempresas. É preciso, ainda, que seja diminuída a carga tributária. Não quero aqui levantar questões sobre o Governo passado, mas, para eliminar a fome, o atual Governo, que contestava tanto a carga tributária no País, precisa agora diminuí-la. É preciso, meu Presidente Mão Santa, melhorar as rodovias deste País, para que os produtos cheguem mais baratos à mesa dos trabalhadores.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa) - Nobre Senador Leonel Pavan, V. Exª já ultrapassou em 20% o tempo previsto e fez uma defesa de 100% do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. V. Exª se saiu muito bem como Líder da Minoria.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - Querido amigo Presidente, para encerrar o meu pronunciamento, a minha defesa a Fernando Henrique Cardoso, e até para alertar o Presidente, quero dizer que precisamos melhorar a segurança pública, o saneamento básico e intervir na saúde e na educação, a exemplo do que fez o Governo Fernando Henrique Cardoso, melhorando a educação do nosso País, tirando as crianças das ruas, eliminando, praticamente, a evasão escolar, criando um programa de combate à Aids copiado no mundo inteiro. É preciso investir no turismo e na geração de empregos. Gerando trabalho, Senador Mão Santa, com certeza vamos eliminar a fome no nosso País.

Questionar o que fez Fernando Henrique Cardoso, quando em seis meses o Governo ainda está patinando, é querer achar que todos nós aqui estamos fazendo o papel de bobo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2003 - Página 18004