Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.

Autor
Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2003 - Página 17330
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TARCISIO BURITY, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o requerimento apresentado pela Bancada da Paraíba no Senado Federal, de autoria dos Srs. Senadores José Maranhão, Ney Suassuna, contando com a nossa assinatura, pede inserção em ata do voto de pesar pelo falecimento do ex-Governador da Paraíba e ex-Deputado Federal, Tarcísio Burity.

Entre as homenagens, Sr. Presidente, que podemos prestar a homens e mulheres ilustres que serviram a este País, está o requerimento de voto de pesar para ser inserido em ata. Para que mereça tal honraria, o homenageado precisa, entre outras condições, ter sido membro do Congresso Nacional ou Governador do seu Estado.

O ex-Governador Tarcísio Burity, que nasceu em 1938, ao longo de sua profícua carreira política como jurista, sociólogo, acadêmico, Governador por duas vezes e Deputado Federal, deu a este País, em alguns dos momentos mais difíceis da nossa História, um exemplo de dignidade, honradez e espírito público inconteste. Seu falecimento, hoje, em decorrência de complicações cardíacas que o levaram a uma cirurgia de emergência, entristece todo o Estado da Paraíba, o Brasil e, principalmente, o Congresso Nacional, do qual o homenageado fez parte como Deputado Federal. Foi, inclusive, o Deputado Federal mais votado da história política da Paraíba.

Sua vocação pública manifestou-se desde a escolha profissional e acadêmica. Graduado em Direito, em 1961, logo iniciou o exercício da profissão como promotor público, de 1962 a 1963. No prosseguimento de seus estudos, formou-se em Sociologia, na França, em 1964, e doutorou-se em Ciência Política, na Suíça, em 1967. De sua experiência como dirigente universitário, reitor e diretor da faculdade, partiu logo para o reconhecimento, para uma carreira pública a serviço de seu Estado, tendo sido Secretário Estadual de Educação e, posteriormente, Governador no período de 1979 a 1982; Deputado Federal, de 1983 a 1987; e novamente Governador, de 1987 a 1991.

Suas posições políticas de vanguarda em relação ao seu tempo levaram-no, simultaneamente, à rejeição dos que não se coadunavam com a democratização do País e ao reconhecimento público de seus eleitores. Defendeu a redemocratização, a concessão da anistia, a emenda das Diretas Já, a Constituinte e um sem número de bandeiras democráticas e de extensão das liberdades políticas e dos direitos cíveis.

Ao registrar em seus Anais o voto de pesar - repito, de autoria dos Senadores José Maranhão e Ney Suassuna e de nossa autoria -, o Senado Federal não faz mais do que reconhecer a grande figura que ele representou e representa para a comunidade nacional.

Oportunamente, espero que, juntos, os Senadores da Bancada da Paraíba no Senado Federal, possamos prestar-lhe uma homenagem condizente com a contribuição que deu ao País e ao nosso Estado.

Era o que tinha a dizer no momento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2003 - Página 17330