Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-governador do Estado da Paraíba, Tarcísio Burity.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2003 - Página 17332
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TARCISIO BURITY, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Rio Grande do Norte não poderia deixar de se manifestar numa hora como esta, quando a Paraíba chora. Eu diria até que o Rio Grande do Norte e a Paraíba são tão identificados, são tão amigos e tão fraternalmente ligados que, na hora em que um chora, o outro tem que chorar por um dever de solidariedade. E aqui estou eu, Sr. Presidente, chorando por um homem público que militou na política da Paraíba.

Burity começou essa militância de uma forma que levou muitos a não lhe prognosticarem um grande futuro político, porque ele começou sendo nomeado governador. Foi governador indireto da Paraíba, mas depois foi um dos governadores mais votados do Estado, uma maioria estrondosa, como nós, políticos, dizemos e o povo diz melhor do que nós.

O Governador Tarcísio Burity continuou na vida política, como já foi dito, e foi deputado federal. Não chegou a esta Casa, mas a sua obra administrativa o credenciava a galgar os mais altos cargos da Paraíba.

Por tudo isso, Sr. Presidente, estou aqui para dizer aos paraibanos que a obra de Tarcísio Burity transcendeu as fronteiras de seu Estado.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Pois não, Senador Marco Maciel.

O Sr. Marco Maciel (PFL- PE) - Senador Garibaldi Alves, quero associar-me às palavras de V. Exª pelo falecimento do ilustre ex-governador, ex-deputado federal e professor universitário Tarcísio Burity. Sei que outras pessoas aqui já se manifestaram - o Líder da minoria nesta Casa, o Senador Efraim Morais, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e também o atual senador e ex-governador José Maranhão. Agora V. Exª também expressa seu pesar, que eu diria ser o sentimento não apenas da Paraíba, mas - por que não dizer? - de todo o Nordeste do País. De fato, Tarcisio Burity, antes de ser um político, foi um pensador, um intelectual na acepção do termo, e nas diferentes funções que exerceu, sempre agiu com muita lisura, competência e espírito público. Por outro lado, tinha uma característica que eu muito admirava: era simples, humilde até, não podíamos perceber, com toda a intensidade, o seu mérito, o seu valor, a sua cultura. O ex-Governador Burity tinha uma percepção muito aguda dos problemas do Nordeste e, nas diferentes oportunidades em que se expressou, situou bem as questões da Região, apontando solução adequada. Por fim, mas não menos importante, como professor universitário, Tarcisio Burity foi um excelente especialista em Direito Internacional Público. Fez curso no exterior e, se não estou equivocado, morou na Suíça. Ele dominava bem essa matéria ainda em formação, que alguns a chamam de sobredireito, porque ainda não há um reconhecimento generalizado das regras do Direito Internacional Público. Tarcísio Burity foi um grande doutrinador nesse campo, professor que formou várias gerações. Portanto, merece, sob esse aspecto, nosso reconhecimento. Por intermédio de V. Exª, a exemplo do que já disseram o Senador Efraim Morais e outros oradores, quero dizer que Pernambuco, pela minha voz, se junta ao pesar dos paraibanos pelo falecimento de Tarcísio Burity. Geralmente, quando falece alguém, a sensação que temos não é somente de um vazio, mas, sobretudo, o exemplo que deixou. Creio que os paraibanos, especialmente a viúva Dona Glauce e filhos, aos quais apresentamos os pêsames, poderão continuar espelhar-se no seu exemplo. Muito obrigado a V. Exª.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Senador Marco Maciel, V. Exª acaba de traçar um perfil do ex-Governador Tarcísio Burity, um perfil do político, do intelectual, daquele que, ao longo da sua vida pública, fez com que a Paraíba tivesse orgulho da sua passagem pelo Governo e da sua obra como professor de Direito.

Sr. Presidente, infelizmente, venho a esta tribuna, novamente, após dez anos, para lamentar a morte de um grande paraibano. Quando fui Senador pela primeira vez, tive a triste incumbência, a triste missão, o dever de falar sobre a morte de Antonio Mariz. Assim, vejo que a Paraíba vai perdendo os seus grandes valores, o que aumenta a responsabilidade daqueles que aqui permanecem, como os Senadores Efraim Morais, José Maranhão e Ney Suassuna.

Recebam os paraibanos o meu abraço, na certeza de que valeu a pena ter confiado tanto em Tarcísio Burity!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2003 - Página 17332