Pronunciamento de Mão Santa em 10/07/2003
Fala da Presidência durante a 8ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Apoio ao Senador Papaléo Pes, que preside a Subcomissão de Saúde, em denúncia aos problemas de doentes de insuficiência renal e em tratamento de hemodialise.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- Apoio ao Senador Papaléo Pes, que preside a Subcomissão de Saúde, em denúncia aos problemas de doentes de insuficiência renal e em tratamento de hemodialise.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2003 - Página 17763
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- GRAVIDADE, PROBLEMA, SAUDE PUBLICA, TRATAMENTO, NEFROPATIA GRAVE, REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, MORTE, DOENTE, INSTITUIÇÃO MEDICA, MUNICIPIO, CARUARU (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ABERTURA, INQUERITO POLICIAL, INVESTIGAÇÃO, NEGLIGENCIA.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa) - A Presidência se associa ao esforço do extraordinário Senador Papaléo Paes, que preside a Subcomissão de Saúde, de que fui Relator sobre os problemas de doentes de insuficiência renal e em tratamento de hemodiálise. Queríamos daqui advertir o Governo acerca da seriedade do problema.
O jornal O Globo de hoje, na coluna Ancelmo Gois, traz o artigo:
Morte em Caruaru
Sete pacientes morreram nas duas últimas semanas no Centro de Hemodiálise do Agreste, em Caruaru, PE. É a mesma cidade onde, em 1996, 73 pessoas morreram contaminadas por uma bactéria na água.
A polícia abriu inquérito.
Em boa hora, a Subcomissão de Saúde do Senado, presidida pelo Senador Papaléo Paes, fez um bom trabalho e advertiu todas as autoridades, incluindo o Presidente da República, sobre a gravidade do problema.