Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Terceira edição da Amazontech, exposição de projetos ecologicamente corretos que visam à auto-sustentabilidade da região amazônica, nos dias 24 a 27 de setembro do corrente ano.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Terceira edição da Amazontech, exposição de projetos ecologicamente corretos que visam à auto-sustentabilidade da região amazônica, nos dias 24 a 27 de setembro do corrente ano.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2003 - Página 18443
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DEBATE, AMBITO INTERNACIONAL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGIÃO AMAZONICA, NECESSIDADE, ATENÇÃO, SUBSISTENCIA, POPULAÇÃO, ELOGIO, INICIATIVA, REALIZAÇÃO, FEIRA, TECNOLOGIA, BUSCA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PROMOÇÃO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), APOIO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), FUNDAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PREVISÃO, NEGOCIAÇÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA.
  • REGISTRO, OCORRENCIA, REUNIÃO, GOVERNADOR, ESTADOS, REGIÃO NORTE, FORO, REITOR, SECRETARIO DE ESTADO, CIENCIA E TECNOLOGIA, EXPOSIÇÃO, TURISMO, ANUNCIO, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o século XXI colocou a Amazônia frente a frente com uma série de novos desafios ocasionados pelos recentes avanços tecnológicos e pelas modernas tendências nos campos energético, econômico e ecológico.

A população mundial, cada vez mais consciente da extrema importância da preservação da biodiversidade, pleiteia, incessantemente, formas mais radicais de proteção aos santuários naturais do planeta, dentre os quais se destaca a nossa floresta amazônica.

Por outro lado, é justamente dos recursos que a floresta disponibiliza que depende, em última instância, a sobrevivência de boa parte dos amazônidas. E eu tenho a nítida impressão de que as pessoas se esquecem desse fato crucial. Costumo ouvir, com bastante freqüência, opiniões que escondem, por trás de um discurso de preservação a qualquer preço, a mais crassa ignorância a respeito das condições de vida dos habitantes da região.

Em consonância com essa realidade, qualquer reflexão que se faça sobre a Amazônia deve contemplar, necessariamente, a população da região, parte integrante e indissociável daquele ambiente.

Lembrar-nos dessas e de outras verdades é um dos inúmeros intentos de uma iniciativa exemplar, que já chega à sua terceira edição. Refiro-me à prestigiosa feira tecnológica Amazontech.

Desde 2001, a Amazontech é um espaço privilegiado de negócios, intercâmbio técnico-científico e exposição de projetos ecologicamente corretos que visem à auto-sustentabilidade da região amazônica.

A primeira edição, realizada em Boa Vista, Roraima, foi visitada por 64 mil pessoas, reuniu mais de 130 expositores nacionais e internacionais e movimentou mais de 28 milhões de reais em seis dias de evento.

Em 2002, a Amazontech foi montada em Rio Branco, no Acre, e repetiu o sucesso da primeira edição: foram 60 mil visitantes, 98 expositores e movimentação de mais de 23 milhões de reais.

De acordo com o caráter itinerante do evento, cabe ao Estado do Amazonas a honra de sediar a terceira edição da Amazontech, que acontecerá na capital do Estado, Manaus, de 24 a 27 de setembro deste ano. Estima-se que 70 mil visitantes comparecerão aos diversos eventos e que o volume de negócios ultrapassará os 30 milhões de reais.

A Amazontech 2003, como as edições anteriores da feira tecnológica, é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o apoio, entre outros órgãos e instituições, da Embrapa, do Governo do Estado do Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O tema desta terceira edição - “Novos rumos para a ciência e tecnologia e negócios sustentáveis” - concentra em si os conceitos mais importantes para o desenvolvimento da região.

Ciência e tecnologia, por um lado, são as forças que, manejadas com inteligência, permitirão que se realizem, de maneira limpa, economicamente viável e ecologicamente correta, as tremendas potencialidades da região amazônica.

Por outro lado, é absolutamente necessário que a economia amazônica tenha como centro de gravidade o conceito crucial da auto-sustentabilidade. Mais que qualquer outro, o ecossistema amazônico é sensível à mínima alteração em seu equilíbrio. E a preservação desse equilíbrio é premissa fundamental para que a economia da Amazônia Legal se desenvolva sobre bases permanentes, seguras e sólidas.

Usufruir plenamente os recursos desse idiossincrático ecossistema, sem comprometê-lo ou mesmo destruí-lo, é o maior dos desafios enfrentados pelos diversos organismos estatais e privados que atuam na região.

Essas entidades têm na Amazontech uma excelente oportunidade de divulgar suas iniciativas, angariar apoio e recursos financeiros, intercambiar conhecimentos e negociar seus produtos.

Como nas edições anteriores, a Amazontech 2003 contará com estandes para exposição, além de espaços para rodadas de negócios, cursos, palestras e seminários técnicos. Além disso, ocorrerão, simultaneamente, mais de dez eventos paralelos de grande interesse, entre eles a Reunião dos Governadores da Amazônia, o Fórum de Reitores da Amazônia Internacional, o Fórum de Secretários de Ciência e Tecnologia da Região Norte e a Mostra Amazônica de Oportunidades de Turismo. Temos, também, a presença confirmada do Exmº Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral.

Sr. Presidente, a Amazontech, desde seu início, sempre foi mais que uma simples feira tecnológica. Ela não é uma simples vitrine de produtos e tecnologias, apesar de ser uma ótima vitrine. Ela não é um mero balcão de negócios, apesar de ser um excelente balcão de negócios. A Amazontech é muito mais que isso. Ela é um verdadeiro manancial de idéias, de oportunidades, de inovações e de soluções para os problemas da Amazônia Legal.

É com imenso prazer, portanto, que convido V. Exªs para participarem desse importante megaevento e enriquecerem, com suas idéias e opiniões, os debates sobre a região amazônica.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2003 - Página 18443