Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a vitória de Teresa Rachel Dias Pires, da Faculdade Santo Agostinho, em Teresina/PI, no terceiro Concurso para Universitários sobre Programas de Prevenção de Drogas.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DROGA.:
  • Registra a vitória de Teresa Rachel Dias Pires, da Faculdade Santo Agostinho, em Teresina/PI, no terceiro Concurso para Universitários sobre Programas de Prevenção de Drogas.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/2003 - Página 18445
Assunto
Outros > DROGA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, ESTUDANTE, FACULDADE, ESTADO DO PIAUI (PI), CONCURSO, PROGRAMA, PREVENÇÃO, DROGA.
  • ELOGIO, INICIATIVA, ENTIDADE, INTEGRAÇÃO, EMPRESA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, CONSCIENTIZAÇÃO, JUVENTUDE, PROBLEMA, DROGA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, registro hoje, com prazer, desta tribuna, a vitória de uma conterrânea no 3º Concurso para Universitários sobre Programas de Prevenção de Drogas, um dos eventos da Semana Nacional Antidrogas, realizada em Brasília de 19 a 26 de junho. Teresa Rachel Dias Pires, da Faculdade Santo Agostinho, em Teresina, foi a segunda colocada entre mais de 600 estudantes inscritos em todo o Brasil, dissertando sobre o tema “Proposta de Prevenção de Drogas para a Minha Faculdade”. Seu trabalho sugeria a integração do mundo acadêmico à realidade dos estudantes viciados.

O Brasil já é o segundo maior consumidor de drogas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, um dos patrocinadores do concurso, juntamente com a Secretaria Nacional Antidrogas da Presidência da República. Os jovens, inclusive de classe média, constituem grande parcela entre esses consumidores. Todas as iniciativas, portanto, que visem a esclarecer e combater o uso de drogas entre esse público são muito bem-vindas.

O CIEE foi escolhido como parceiro preferencial do governo exatamente por atuar diretamente com estudantes, público alvo na guerra aos entorpecentes. Em parceria com instituições de ensino superior, o CIEE utiliza sua rede de 173 unidades espalhadas pelo País para distribuição de material informativo e conscientização da população jovem sobre o problema.

O concurso promovido pelo CIEE e pela Senad tem justamente o objetivo incentivar os estudantes para que apresentem propostas de prevenção ao uso das drogas no seu ambiente. E foi o que fez Teresa Rachel, uma jovem que luta com dificuldades para custear seus estudos. Seu esforço foi recompensado. Entre os três premiados, foi a única mulher e a única de um Estado do Nordeste.

Por isso, Sr. Presidente, gostaria de deixar aqui apenas esta singela homenagem, como forma de incentivo a jovens como Teresa Rachel, para que continuem persistindo na luta por seus ideais.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/2003 - Página 18445