Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Episódio do avião do governo francês que entrou em território brasileiro.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Episódio do avião do governo francês que entrou em território brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/07/2003 - Página 19416
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, NOTA OFICIAL, CELSO AMORIM, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), DESTINATARIO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, ASSUNTO, AUSENCIA, CONSULTA, INFORMAÇÃO, PRESENÇA, AERONAVE ESTRANGEIRA, ESTRANGEIRO, TERRITORIO NACIONAL, MANIFESTAÇÃO, EXPECTATIVA, RESPEITO, ACORDO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores, tendo em vista a manifestação do Senador Arthur Virgílio, segundo o qual não estaria o Embaixador Sérgio Amaral exercendo as suas funções de Embaixador do Brasil na França, senti-me na responsabilidade de telefonar para o Ministro Celso Amorim, que pediu que eu explicasse que, de fato, S. Exª as está exercendo. Há poucos dias, S. Exª esteve com o Embaixador Sérgio Amaral na França.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Senador Eduardo Suplicy, está havendo uma confusão a respeito de nomes. Segundo me informa a Mesa, o Senador Arthur Virgílio não falou sobre o Embaixador do Brasil em Paris, Sérgio Amaral, mas sim sobre o Ministro de 2ª Classe César Amaral, que tem nome semelhante, é funcionário do Itamaraty e se encontra em Brasília.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Então, vou obter também o esclarecimento a respeito, já que diversos Senadores aqui comentaram essa questão, como o Senador Jefferson Péres, o Senador Fernando Bezerra e o próprio Senador Tião Viana.

Todos estranhamos o fato, até porque o Ministro Celso Amorim esclareceu o importante episódio havido com o avião do Governo francês, que entrou em território brasileiro. Sobre esse assunto, eu gostaria que fosse registrada a nota do Ministro Celso Amorim, entregue ao Embaixador da França no Brasil, esclarecendo que há grande interesse do Governo brasileiro em manter boas relações com a França. Mas, no que diz respeito a esse episódio, o Governo brasileiro lamenta os acontecimentos que envolveram a presença de avião e de cidadãos franceses em território brasileiro, manifestando sua surpresa por não ter sido previamente consultado e por não ter sido informado, de maneira tempestiva e precisa, das circunstâncias que cercaram tal presença, manifestando sua certeza de que acontecimentos de natureza semelhante não se repetirão.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/07/2003 - Página 19416