Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição da pesquisa elaborada pela Empresa Geográfica de Mercado e divulgada na ultima edição da revista Exame, que destaca o crescimento do Estado de Tocantins. (Como Líder)

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Transcrição da pesquisa elaborada pela Empresa Geográfica de Mercado e divulgada na ultima edição da revista Exame, que destaca o crescimento do Estado de Tocantins. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 24/07/2003 - Página 19506
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EXAME, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, PESQUISA, INFORMAÇÕES, PROPORCIONALIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), COMPARAÇÃO, MEDIA, CRESCIMENTO, ESTADOS, BRASIL, REGISTRO, OCORRENCIA, AUMENTO, SALARIO, IMPLANTAÇÃO, EMPRESA, CRIAÇÃO, EMPREGO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, cumprirei o tempo regimental que me é destinado, sabendo das responsabilidades que a Mesa tem para conduzir os trabalhos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho me batido muito, aqui da tribuna desta Casa, sobre a questão da redivisão territorial do País, sobre os novos Estados, sobre este imenso Brasil desocupado que detém a maioria das nossas riquezas, ainda inexploradas.

Trago, com grande alegria, no momento em que se fala em recessão, em deflação seguida de desemprego, em números como os que foram trazidos aqui pelo Líder José Agripino, na crise que toma todos os segmentos do País, quando estamos todos aguardando a reforma previdenciária e a reforma tributária, dados do último número da revista Exame. A revista traz algumas informações interessantes, que são motivo de muito orgulho para nós, tocantinenses, e que, acima de tudo, representam caminhos que se apontam para uma Nação em busca de um projeto nacional.

Diz o artigo da revista Exame:

O Tocantins é o Estado que mais cresceu no Real

Entre 1996 e 2001, número de emprego formal se elevou em 67%, e o de empresas em 83%.

O Tocantins é o estado que mais cresceu no País entre 1996 e 2001. É o que diz estudo da empresa Geografia de Mercado, encomendado pela revista Exame, da Editora Abril. Segundo a pesquisa, o Estado ficou em primeiro lugar no crescimento da massa salarial, com 46% contra 3% da média nacional.

Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, e meu nobre companheiro de Bancada, Senador Leomar Quintanilha, houve um crescimento da massa salarial de 46% contra apenas 3% da média nacional. Senador Eduardo Suplicy, esses são os números reais da economia de Tocantins.

O Estado teve ainda um crescimento do emprego formal de 67% contra 15% da média nacional. São números que não deixam a menor dúvida. Houve ainda o crescimento do número de empresas de 83%, contra 27% da média nacional. O estudo faz referência ainda aos Estados de Roraima e Amapá, que apresentam crescimento em alguns segmentos menores, mas todos eles crescimentos muito acima da média nacional.

Diz ainda a matéria que esse crescimento mostra uma infra-estrutura interna organizada no Estado. Isso quer dizer o que, Sr. Presidente? Que nós construímos as estradas, que nós levamos energia elétrica, que conseguimos deixar todos os Municípios do Estado do Tocantins abastecidos com água tratada.

O que está faltando, Sr. Presidente? Está faltando apenas que este País tenha um projeto nacional como sonhou Juscelino Kubitschek e, eu diria, modestamente, como sonhou Siqueira Campos ao criar o Tocantins, ao criar Palmas, a nossa nova Brasília, sem os problemas da Capital Federal. Falta, Sr. Presidente, a conclusão das obras da eclusa da hidrovia no rio Tocantins, das obras na usina Luís Eduardo Magalhães, da Ferrovia Norte/Sul. Falta muito pouco, porque a soja explode em território tocantinense, assim como o arroz, a produção agrícola, o agronegócio. Está faltando apenas, agora, que a União faça a sua parte, porque nós já deixamos lá os nossos cinco mil novos quilômetros de estradas.

Quero saudar e pedir que seja transcrita nos Anais da Casa esta matéria da revista Exame, que mostra que o Tocantins foi o Estado que mais cresceu neste País. Médias de 83% contra 27% da média nacional; 67% da massa de emprego formal contra 15% da média nacional. Isso não é pouco, Sr. Presidente, foi conquistado por nós, tocantinenses.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO) - Senador Marco Maciel, estou num horário de comunicação de Liderança, em que não são permitidos apartes. Assim não fosse, com muita honra ouviria V. Exª, que é um dos colaboradores da história do Tocantins.

Sr. Presidente, concluo meu pronunciamento, exatamente no momento em que esgota o meu tempo, conclamando a Nação para voltar os seus olhos para o Tocantins. E diria que me dá muita vontade de levar um boné com a bandeira e o nome do Estado do Tocantins para entregar ao Presidente Lula, porque lá está o crescimento e a esperança de este Brasil voltar a crescer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/07/2003 - Página 19506