Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DEFESA DA APURAÇÃO DOS ATOS DE VIOLENCIA OCORRIDOS NA CAMARA DOS DEPUTADOS. (COMO LIDER)

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • DEFESA DA APURAÇÃO DOS ATOS DE VIOLENCIA OCORRIDOS NA CAMARA DOS DEPUTADOS. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 24/07/2003 - Página 19516
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, TIÃO VIANA, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ACUSAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, OPOSIÇÃO, PROTESTO, CAMARA DOS DEPUTADOS, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, VIOLENCIA, DEFESA, LIBERDADE, TRANSITO, CIDADÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sr. Presidente, o art. 14 diz que não há limitação. Pergunte ao Dr. Carreiro que ele dirá a V. Exª com toda clareza. Ele se manifestará a meu favor, tenho certeza absoluta. Tudo o que não gosto é de polemizar com V. Exª, pelo carinho que lhe tenho, mas tenho o direito de falar indefinidamente. Há um projeto tentando mudar isso, mas antecipo que não aceitarei o cerceamento dos Líderes, porque interessa à oposição a palavra, mas aceito limitações.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Segundo o Regimento da Casa, em qualquer parte da sessão, V. Exª poderá falar por cinco minutos. V. Exª já falou na Hora do Expediente por cinco minutos. Quando começar a Ordem do Dia...

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - O Líder do PT está me garantindo a palavra, está dizendo que tenho razão.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Perdão, Senador Arthur Virgílio. Diz o Regimento que V. Exª pode falar em qualquer momento...

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Não há limitação. O que a lei não proíbe é permitido.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Acontece, porém, que terminamos a Hora do Expediente, período no qual V. Exª já se pronunciou. Agora vamos começar a Ordem do Dia, e V. Exª poderá pedir a palavra. Na Hora do Expediente, duas vezes V. Exª não pode falar.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Permita-me usar da palavra por meio minuto.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - A Mesa, por cessão, dará a V. Exª meio minuto ou um minuto.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Lamento o fato de o Líder do PT colocar aqui que se trata de uma conspiração de direita. Lembro apenas que conspiração de direita foi o termo empregado pela Srª Hillary Clinton quando começaram as denúncias em torno dos escândalos do salão oval.

Trata-se de investigar a violência praticada contra quem quer que seja e de defender o direito de as pessoas se manifestarem. Mantenho-me coerente ao que era e, com certeza, coerente ao que serei, independentemente do que pense aquele que está se manifestando.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/07/2003 - Página 19516