Discurso durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da Deputada Francisca Trindade.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da Deputada Francisca Trindade.
Publicação
Publicação no DSF de 30/07/2003 - Página 20565
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • VISITA, ORADOR, REGIÃO, RIO PARANAPANEMA, AGRUPAMENTO, SEM-TERRA, LIDER, PRISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EXPECTATIVA, REFORMA AGRARIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, FRANCISCA TRINDADE, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PIAUI (PI), FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, VIDA PUBLICA, LUTA, DIREITOS, MULHER, NEGRO, CIDADANIA.
  • PRESENÇA, ORADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), LANÇAMENTO, FORO, TRABALHO, POSSIBILIDADE, DIALOGO, TRABALHADOR, EMPRESARIO, GOVERNO, LEGISLATIVO, MELHORIA, RELAÇÃO DE EMPREGO, ORGANIZAÇÃO, SINDICATO, LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, JUSTIÇA DO TRABALHO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SANDRA STARLING, EX-DEPUTADO, SAIDA, SECRETARIA EXECUTIVA, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, eu não estava aqui ontem, pois estive no Pontal do Paranapanema, ocasião em que visitei o acampamento do MST. Também fiz visita a José Rainha e a Firmino Procópio dos Santos, o Mineirinho, detidos na prisão de Presidente Wenceslau. Eles apresentam bom estado de saúde e também de espírito, e aguardam veredito favorável da Justiça a fim de que possam voltar à liberdade.

Portanto, Sr. Presidente, hoje, quero me manifestar, já que ontem não pude fazê-lo, em homenagem à Deputada Francisca Trindade, que, infelizmente, faleceu na madrugada de domingo último, ela que foi a mais votada Deputada Federal, com 165.190 votos.

Francisca das Chagas da Trindade, natural do Estado do Piauí, também foi fundadora do Partido dos Trabalhadores, e, ao longo de seus mandatos, por todos estes anos, foi um exemplo da luta pela cidadania, pelos direitos da mulher, pelos direitos dos negros.

Gostaria de, aqui, manifestar a sua mãe, Srª Lídia Trindade, a seus irmãos Marli e Manuel Trindade, bem como ao seu pai e às suas filhas e filhos o nosso sentimento de pesar, assim como também ao Governador Wellington Dias, que muito sofreu com essa perda, e a todo o povo do Estado do Piauí. Segundo alguns órgãos de imprensa, 150 mil pessoas estiveram presentes à despedida de Francisca Trindade. Ela conseguiu um extraordinário feito, era candidata à Prefeitura de Teresina, e muito provavelmente se sagraria vencedora. Entretanto, um aneurisma cerebral veio terminar com sua vida quando ela fazia um discurso em Teresina, portanto, em meio à batalha pelas coisas em que tanto acreditava, pelos anseios e objetivos do Partido dos Trabalhadores e do próprio Presidente Lula, que, juntamente com os Deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados, estiveram presentes ao sepultamento, representando todos que não pudemos ali estar naquele momento.

Sr. Presidente, gostaria da enviar os meus votos de pesar não apenas à família e ao povo do Piauí, mas também ao seu suplente, Nazareno Fonteles, hoje Secretário de Saúde do Governo Wellington Dias. Ele está decidindo se irá assumir o seu mandato na Câmara dos Deputados. Certamente ele irá honrar - e muito - o mandato de Francisca Trindade se decidir ser Deputado Federal. Se continuar como Secretário de Saúde, ele estará dando uma grande contribuição ao Governador Wellington Dias.

Sr. Presidente, estive presente, hoje, no lançamento do Fórum Nacional do Trabalho, que contou com as presenças do Presidente Lula e do Ministro Jaques Wagner.

Nesta oportunidade, gostaria de registrar que esse fórum é algo muito positivo para que trabalhadores e empresários dialoguem com o Governo e com os representantes do Congresso Nacional, para promover a democratização das relações de trabalho, por meio da adoção de modelo de organização sindical baseado na liberdade e na autonomia; para atualizar a legislação do trabalho e torná-la mais compatível com as novas exigências do desenvolvimento nacional, de maneira a criar um ambiente propício à geração de emprego e renda, modernizar as instituições de regulação do trabalho, especialmente a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, e para estimular o diálogo e o tripartismo e assegurar a justiça social no âmbito das leis trabalhistas, da solução de conflitos e das garantias sindicais.

Quero cumprimentar o Ministro Jaques Wagner por essa iniciativa, mas também ressaltar um aspecto que considero importante, dado que a Secretária Executiva do Ministro do Trabalho, a ex-Deputada Federal Sandra Starling, acabou deixando o Ministério do Trabalho por alguma divergência que teria ocorrido com o Ministro.

Quero aqui registrar, por tudo que conheço da ex-Deputada Sandra Starling, que ela certamente sempre se constituiu em um esteio, tendo se dedicado, com muito esmero, à busca do melhor para o Brasil. Inclusive hoje dialoguei com ela, porque estava preocupado.

Gostaria de aqui externar a minha amizade e confiança em Sandra Starling e dizer que, se ela saiu, é porque muito gosta do Brasil, ama este Brasil e quer muito que o interesse público sempre seja defendido. Divergências podem ocorrer, mas tenho certeza de que Sandra Starling estava defendendo o que considerava melhor para o Ministério do Trabalho, para o Presidente Lula.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/07/2003 - Página 20565