Pronunciamento de Tião Viana em 29/07/2003
Discurso durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Resultado da reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, a favor da reforma da previdência. (como Lider)
- Autor
- Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PREVIDENCIA SOCIAL.:
- Resultado da reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, a favor da reforma da previdência. (como Lider)
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/07/2003 - Página 20572
- Assunto
- Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, DECISÃO, MAIORIA, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REITERAÇÃO, RESOLUÇÃO, DIRETORIO NACIONAL, APROVAÇÃO, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, APOIO, GOVERNO FEDERAL, INCLUSÃO, PESSOA CARENTE, OPOSIÇÃO, AMEAÇA, GREVE, JUDICIARIO.
O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo apenas comunicar ao Senado Federal o ocorrido agora, há poucos minutos, na Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, quando decidimos, por ampla maioria, pela reafirmação das resoluções tomadas pelo diretório nacional durante o mês de julho, nos dias 11 e 12 do mês de julho, a reafirmação de todas as resoluções a favor da reforma da Previdência Social que tramita no Congresso Nacional.
Confirmamos apoio, por ampla maioria, ao relatório do Deputado José Pimentel, que tramita na Câmara dos Deputados e será votado em breve, e, ao mesmo tempo, externamos a mais absoluta intenção de ver encaminhada ao Congresso Nacional, como matéria do Executivo brasileiro, um projeto que inclua no sistema previdenciário nacional os quarenta milhões de brasileiros que até a presente data não conseguiram dos governos anteriores a cobertura de um real sequer na hora do seu envelhecimento.
Trata-se, portanto, de uma posição amplamente refletida pelo Partido dos Trabalhadores na sua Comissão Executiva Nacional, um apoio concreto ao governo, um apoio de reafirmação das resoluções adotadas agora no mês de julho, o apoio ao relatório do Deputado José Pimentel e, ao mesmo tempo, a nossa discordância com o encaminhamento político adotado por membros da magistratura brasileira no que diz respeito à reforma da Previdência Social.
É um posicionamento claro, firme e convicto que tem a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, que teve como presidente na reunião de hoje o nosso grande líder José Genoíno - contamos também com a presença honrosa do Ministro José Dirceu -, a reafirmação das nossas convicções e a segurança de que o Brasil se atualizará se seguir o curso das reformas previstas.
Muito obrigado.