Discurso durante a 19ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA DEPUTADA FRANCISCA TRINDADE.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA DEPUTADA FRANCISCA TRINDADE.
Publicação
Publicação no DSF de 29/07/2003 - Página 20499
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FRANCISCA TRINDADE, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o requerimento aqui apresentado, sendo um de minha autoria; outro de autoria do Senador Mozarildo Cavalcanti, com assinatura de mais outros companheiros; e um terceiro, de autoria do Senador Aloizio Mercadante, Líder do Partido da falecida Deputada Francisca Trindade, no Senado Federal. É por demais doloroso para nós, piauienses, termos que, nesta Casa, assinar este ato.

A Deputada Francisca Trindade foi acometida de um repentino aneurisma, quando participava de um evento, juntamente com o Governador do Estado e algumas autoridades do Governo Federal, com o Ministro da Pesca, José Fritz, na cidade de Teresina.

Deputada em primeiro mandato, tendo sido anteriormente Vereadora de Teresina e Deputada Estadual, S. Exª teve carreira rápida e brilhante. Perde o Piauí uma das suas grandes esperanças em termos de renovação política.

A Deputada Francisca Trindade, petista, desde o início de sua militância política, que atuou em movimentos sindicais e sociais de Teresina, deixa uma marca muito importante na política do nosso Estado. Tive o prazer da convivência com S. Exª, quando estive à frente da Prefeitura de Teresina. A Deputada Francisca Trindade era, naquela época, Presidente da FAMCC, que agregava a Associação de Moradores de toda a cidade de Teresina e, como moradora de um dos bairros mais carentes e necessitados de Teresina à época, o bairro Água Mineral, tinha comigo vários encontros. Confesso, Sr. Presidente, que muitas vezes eram encontros de adversários. S. Exª presidia a entidade e eu dirigia a cidade de Teresina. Mas, certa vez, disse-lhe: “Fique tranqüila, que vamos brigar sempre, mas também vamos sempre dialogar porque temos que separar as posições. De um lado, está a cidade de Teresina com seu Prefeito e, do outro lado, a Presidente de uma Associação”.

Tivemos intensa convivência, embora - repito - muitas vezes em campos adversos. Contudo, sempre determinei que a Prefeitura atendesse às reivindicações que S. Exª fazia em nome da entidade que representava. Um dos seus grandes sonhos, naquela época, era o calçamento de todo o bairro. O Bairro Água Mineral - não sei por que circunstâncias, e não vale aqui fazer alusão a nenhuma pesquisa sobre o caso -, juntamente com Real Copagri, dois bairros que se avizinhavam, tinham sido esquecidos ao longo do tempo pelas Administrações Municipais. Exatamente nesse local, a Deputada, à época líder sindical e de classe, fazia política. Imediatamente determinei o calçamento dos dois bairros. A princípio, S. Exª, cética, não acreditou, pois pensava que se tratava de mais uma promessa. Qual foi sua surpresa no dia que a convidei para que reunisse sua Associação, a fim de que fôssemos ao seu bairro natal e iniciássemos o grande processo!

            Anos depois, Trindade elege-se Vereadora e, em seguida, Deputada Estadual. Na última eleição, no pleito de 2002, sagra-se a Deputada Federal mais votada da história do Estado do Piauí, a mais votada em Teresina e em todo o Estado.

Lamento profundamente esse prematuro acontecimento, Sr. Presidente. V. Exª, que, como militante do PT, teve a oportunidade de conhecê-la, inclusive em visitas que fez a Teresina, sabe muito bem que ela tinha um magnetismo que encantava as pessoas na sua convivência. Era dura na negociação, tinha posições firmes e, tenho certeza, abatia-se muito com a mudança de rumo a que, de repente, se via obrigada pelas circunstâncias em razão das reformas.

Trindade tinha posições firmes e vinha se angustiando, nos últimos tempos, por exemplo, com o fato de ter que mudar o seu voto na questão da aposentadoria dos servidores, que sempre foi uma de suas bandeiras. Mas lutou com firmeza até o fim. Desfaleceu numa tribuna, num encontro em Teresina, quando iniciava um projeto no setor da pesca idealizado por ela, ainda com os recursos de uma emenda do Orçamento passado, tendo conseguido que toda a Bancada concordasse que fossem destinados para aquela atividade.

Quero aqui deixar aos seus familiares e aos militantes do PT do Piauí os meus sentimentos de pesar por essa triste perda e dizer, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que o Piauí empobrece, mas o Brasil também perde, porque a Deputada, apesar do pouco tempo de mandato como Deputada Federal, em Brasília, já vinha marcando as suas posições como uma Parlamentar de futuro e, acima de tudo, com uma atuação marcada pela coerência.

Agradeço a V. Exª e aos companheiros também autores de requerimentos por me darem a prioridade do encaminhamento, por se tratar de uma Parlamentar do meu Estado. Quero me unir a todos os piauienses nesta hora de muita tristeza e de muita dor.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/07/2003 - Página 20499