Discurso durante a 19ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA DEPUTADA FRANCISCA TRINDADE.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA DEPUTADA FRANCISCA TRINDADE.
Publicação
Publicação no DSF de 29/07/2003 - Página 20500
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FRANCISCA TRINDADE, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, incumbiu-me a Liderança do meu Partido, o PSDB, de vir a esta tribuna para nos irmanarmos neste sofrimento por que passa o povo piauiense, o Partido dos Trabalhadores e o Congresso Nacional como um todo.

É muito triste, Sr. Presidente, vermos a bandeira a meio-pau, sabendo que a Casa do povo brasileiro perde um dos seus Membros. Especificamente, Sr. Presidente, nota-se nesta biografia, de uma professora de apenas 37 anos, de uma única filiação partidária, a mais votada Deputada nas últimas eleições do Piauí, que a dor deve ser realmente muito grande.

Em primeiro lugar, Sr. Presidente, era uma pessoa da área da educação. Sou formado em Pedagogia e tive a alegria de ser o Deputado Federal mais votado no meu Estado. Sei, portanto, quantos não são os sonhos que trazemos para cá quando conquistamos o mandato eletivo com a maior votação, com o apoio popular. Fico pensando como não sonhava a Deputada Francisca Trindade no instante em que, depois de ter sido Vereadora por dois mandatos e de ter sido Deputada Estadual, se elegia Deputada Federal no momento em que Lula chegava a Presidência da República e em que Wellington Dias chegava ao Governo do Estado. A Deputada estava, talvez, com todos os instrumentos políticos com os quais sonhara para desenvolver um trabalho em prol da sua comunidade: com o apoio do Presidente da República, do Governador do seu Estado, tendo sido eleita a Deputada Federal mais votada pelo seu Estado, sendo a Câmara dos Deputados presidida pelo Deputado João Paulo Cunha. Enfim, todo um contexto que, sem dúvida nenhuma, levava a que ela alcançasse um momento de ápice na sua breve carreira política.

Senador Heráclito Fortes, costumamos dizer que o Estado do Piauí é um irmão de dor e de sofrimento do nosso Tocantins. Temos uma extensa fronteira, convivemos com muitos dos mesmos problemas e, por termos uma população piauiense muito grande no Tocantins, sofremos pela perda de tão valorosa Deputada.

Deixo minhas condolências à Câmara de Vereadores de Teresina, à Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, ao cônjuge Edilberto Borges de Oliveira, aos dois filhos que a Deputada deixa, a jovem Camila Kizzy e o jovem Yan Kalid, a todo o povo do Piauí e a todos os Membros do Partido dos Trabalhadores, sabendo que este é um dia triste para a história política do Piauí e do Brasil.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/07/2003 - Página 20500