Discurso durante a 88ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Curitiba/PR, escolhida como "Capital Americana da Cultura 2003".

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Curitiba/PR, escolhida como "Capital Americana da Cultura 2003".
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2003 - Página 21287
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), ESCOLHA, CAMARA DOS DEPUTADOS, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADE, AMERICA, VALORIZAÇÃO, CULTURA.
  • ANALISE, IMPORTANCIA, CULTURA, POLITICA URBANA, VALORIZAÇÃO, CIDADANIA.

HOMENAGEM À CIDADE DE CURITIBA POR TER SIDO ESCOLHIDA COMO “CAPITAL AMERICANA DA CULTURA 2003”

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como brasileiro nascido na Cidade de Curitiba, desejo me associar à homenagem que a Câmara dos Deputados faz à cidade, escolhida a "Capital Americana da Cultura 2003". Junto com a alegria e a emoção pela escolha de nossa Cidade Sorriso para ostentar tão honrosa deferência surge a oportunidade de reflexão sobre o significado da cultura.

Talvez a melhor maneira de colocar o sentido da cultura seja defini-la como "A EXPRESSÃO DA ALMA DE UM POVO". Se Curitiba sensibilizou os organismos que outorgaram o título, sem dúvida pesou todo o empenho do seu povo, de suas instituições e de seus governos no sentido de dotá-la de infra-estrutura que possibilite todas as atividades culturais que vêm sendo desenvolvidas. Mais do que isto, as atividades culturais manifestam a maneira de ser, sentir e viver de seu povo. Um povo que se fez de raízes da terra e que soube acolher de coração aberto todos aqueles que colocaram a cidade no projeto de suas vidas. Poderíamos dizer com propriedade que a cultura de Curitiba traduz uma síntese perfeita e harmônica das expressões culturais dos mais diversos povos da terra.

Quem quiser com profundidade e simplicidade mostrar Curitiba ao Brasil e ao Mundo deverá realçar o espírito acolhedor de sua gente, aberto ao entendimento e a todas as artes. Além da beleza de sua estrutura física, destaca-se o processo de humanização que, sem dúvida, tem na cultura um de seus mais expressivos pilares.

Curitiba quer ser uma cidade-lar no sentido de oferecer a todos condições para o desenvolvimento de suas potencialidades humanas. Curitiba quer se realizar como cidade na medida em que os seus filhos de nascimento e de acolhida possam se realizar como gente.

Procurando vencer os grandes desafios trazidos pelo aporte de tantos cidadãos à procura de um espaço para viver e para se realizar, Curitiba busca harmonizar a luta por justiça social com o desenvolvimento cultural que pode se transformar num instrumento a mais, e vigoroso, no processo de caminhada de cidadania.

A cultura, enquanto sustentáculo da auto-estima e da valorização das raízes das pessoas, contribui de forma decisiva para que elas sejam agentes do processo social de inclusão e de participação. A auto-estima é a própria sensação de que somos competentes ao lidar com os desafios da vida e somos merecedores da felicidade. É uma questão do grau em que nos consideramos aptos à vida e às suas exigências.

Assim entendida, a cultura deve ocupar lugar de destaque em conjunto com todas as ações que buscam construir uma cidade cada vez melhor, isto é, cada vez mais humanizadora.

Cremos que a escolha neste momento tão difícil e tão importante para a humanidade possa contribuir para que a vida em todas as suas expressões seja o grande sentido. Pela cultura, Curitiba poderá dizer às cidades do mundo que o ser humano é o maior tesouro de uma cidade, e valorizar a vida é dignificar a existência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2003 - Página 21287