Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saudações ao Grupo Empresarial Algar, de Uberlândia/MG, pelo oferecimento de oportunidades ao primeiro emprego.

Autor
Hélio Costa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Hélio Calixto da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO.:
  • Saudações ao Grupo Empresarial Algar, de Uberlândia/MG, pelo oferecimento de oportunidades ao primeiro emprego.
Publicação
Publicação no DSF de 31/07/2003 - Página 20710
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • COMENTARIO, ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, LANÇAMENTO, PROGRAMA, PRIORIDADE, EMPREGO, ADOLESCENTE, IGUALDADE, OPORTUNIDADE, CIDADÃO, CONCESSÃO, INCENTIVO FISCAL, EMPRESA.
  • CONGRATULAÇÕES, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL, MUNICIPIO, UBERLANDIA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA, RESERVA, VAGA, PRIORIDADE, EMPREGO, ADOLESCENTE.

O SR. HÉLIO COSTA (PMDB - MG. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sou, com muita honra, Cidadão Honorário de uma das mais bonitas, prestigiosas e progressistas cidades de Minas Gerais, que é Uberlândia. E, com muito orgulho, trago sempre a esta Casa as realizações da minha cidade adotiva.

Na semana passada, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa Primeiro Emprego, uma preocupação do legislador há muitos anos. Um dos primeiros projetos que chegaram ao Senado foi o do ilustre Senador Osmar Dias, do Paraná, Presidente da Comissão de Educação do Senado Federal. Vários Senadores e inúmeros Deputados apresentaram projetos semelhantes, que criavam incentivos fiscais para as empresas que se antecipassem e participassem do programa do primeiro emprego.

Na verdade, o que existe no Brasil é uma grande injustiça com o jovem e - vamos falar também - com os mais velhos. Mas, com relação aos jovens, exigem deles experiência e não lhes dão a oportunidade de ter essa experiência. “Mas como vou ter experiência, se não tenho a oportunidade do primeiro emprego?”

Então, a lei procura sempre facilitar o trabalho dos empresários que estão participando desse esforço, que é um esforço do Presidente da República, do Congresso Nacional, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, de todas as lideranças, de dar a primeira oportunidade de trabalho aos jovens, que estão aos milhares, todos os anos, entrando no mercado de trabalho.

Por que faço essa observação e me lembro de Uberlândia, Sr. Presidente? É porque Uberlândia, mais uma vez, está dando o exemplo de como Minas Grais e o Brasil devem atuar para ajudar o Governo, o Presidente, aqueles que se interessam pelos jovens a resolver essa questão do primeiro emprego. Em Uberlândia, um grande grupo empresarial, o Grupo Algar, que vai contratar nos próximos meses cerca de 1.400 novos empregados na expansão dos seus negócios, decidiu que 500 desses empregos novos serão destinados ao Programa Primeiro Emprego. Será criada a oportunidade do primeiro emprego para 500 jovens, independente de a empresa receber ou não os benefícios fiscais, todas aquelas facilidades colocadas à disposição das empresas e dos empresários por intermédio da lei e da decisão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aplaudida pelo Congresso, especialmente pelo Senado da República.

Tenho de abrir o meu coração, de agradecer a esses homens extraordinários, liderados pelo grande empresário que é chefe da família que fundou o Grupo Algar, e a todos aqueles que trabalham no Grupo Algar pela sua extraordinária visão de participar desse trabalho, abrindo caminho para o primeiro emprego.

Uberlândia sempre deu o exemplo. Cito dois grupos extraordinários que se preocupam com os jovens: o primeiro deles é o grupo do Deputado Estadual João Bittar, que tem hoje a Fundação Lar de Amparo, que atende as crianças carentes da cidade e da região, um trabalho bonito com nove unidades em Uberlândia e que, se Deus quiser, vai se expandir por todo o Estado de Minas Gerais e pelo Brasil; e também a Icaso, que é o Instituto Cristão de Assistência Social às Crianças, que prepara a mão-de-obra com a criança, com o jovem, para que este possa chegar ao mercado de trabalho sabendo fazer alguma coisa. Esse grupo é dirigido pela extraordinária Elaine Clemente.

Então, faço, neste momento, Srªs e Srs. Senadores, esta saudação muito especial a minha cidade de Uberlândia, de onde sou, conforme disse, Cidadão Honorário, com muita honra. Lá, o Grupo Algar está dando o exemplo do que o Brasil deve fazer para a instituição do primeiro emprego, tão esperado, tão necessário para o jovem, pois é sua primeira oportunidade.

As empresas que abrem as suas portas, por força de lei, agora têm todos os benefícios, e o Grupo Algar, independente de receber ou não os benefícios, porque a lei ainda não está definitivamente sendo aplicada, está se antecipando e, a partir da próxima semana, dará oportunidade para 500 jovens obterem seu primeiro emprego.

Parabéns ao Grupo Algar e a todos os seus diretores e, sobretudo, ao povo de Uberlândia, que, mais uma vez, sabe mostrar o caminho para Minas e para o Brasil!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/07/2003 - Página 20710