Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 418 anos de fundação de João Pessoa na Paraíba. (como Lider)

Autor
José Maranhão (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Targino Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 418 anos de fundação de João Pessoa na Paraíba. (como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2003 - Página 22189
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), JORNAL, CORREIO DA PARAIBA, CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO, JORNALISTA.

O SR. JOSÉ MARANHÃO (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, cinco de agosto, a Paraíba completa 418 anos de fundação. Na mesa data, em 1585, os portugueses, em união com os índios Tabajaras, conseguiram, depois de quatro expedições fracassadas anteriormente, fundar a cidade de Nossa Senhora das Neves. Que depois se chamou Felipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica, Parahyba do Norte e, finalmente, João Pessoa. Nome que guarda até hoje e que homenageia uma das figuras mais emblemáticas da Revolução de 1930, o sempre saudoso Presidente João Pessoa.

A data, que tem um significado histórico que ultrapassa os limites nordestinos, foi de fundamental importância para a consolidação do domínio português no Brasil. Nascida cidade - sendo a terceira mais antiga do País - João Pessoa ainda guarda, especialmente em seu sítio histórico e ao longo do rio Sanhahuá, paisagens semelhantes àquelas encontradas pelos colonizadores.

Durante o nosso governo, demos início a um trabalho extremamente importante de preservação desse sítio histórico, em parceria ora com o governo espanhol, ora com o BID e o Banco do Nordeste, através do Prodetur.

O que mais impressiona em João Pessoa é sua vocação turística. Aliás, o Estado inteiro aponta para essa perspectiva econômica. E, por isso mesmo, tivemos a preocupação de investir, como nunca se fez antes, em infra-estrutura turística para o Estado. Construímos a PB-008, através do Prodetur, ligando João Pessoa ao extremo Litoral Norte, até os limites com o Estado do Rio Grande do Norte e, para o Lado Sul, até os limites com o Estado de Pernambuco.

Construímos a estrada que leva à Igreja da Guia, no município de Lucena, visando desenvolver o turismo religioso em todo o interior do Estado da Paraíba. Construímos, além da duplicação da BR-230, entre João Pessoa e Campina Grande, mais cerca de mil quilômetros, interligando os municípios de interesse turístico com a capital do Estado.

Implantamos o ferry-boat, dando nova vida ao Litoral Norte do Estado.

Através de um plano de desenvolvimento turístico, o Amanhecer, que é uma verdadeira bússola para o turismo paraibano, elaborado por uma equipe internacional e por técnicos do Estado e da Região Nordeste, procuramos interligar todos os Municípios de interesse na área turística.

Além disso, implantamos dois grandes santuários, verdadeiros complexos turísticos, que abrigam todo o fluxo de peregrinos que se deslocam para os Municípios de Solanha e de Arara todos os anos e que ali são recebidos numa infra-estrutura que realmente dá condições de pleno desenvolvimento à atividade turística.

Procuramos, nessa mesma visão de interiorizar o desenvolvimento do turismo, ampliar o Parque dos Dinossauros, na cidade de Souza, o parque das inscrições de Itaquatiara e Pedra do Letreiro, em outros Municípios do Estado da Paraíba. Tudo isso porque acreditamos no turismo da Paraíba e de João Pessoa.

Assim, a Paraíba, hoje, está em festa. Esses 418 anos de fundação do Estado alegram o seu povo, um povo pacífico e ordeiro, com justificada fama de hospitaleiro. O que pode explicar as estatísticas turísticas locais, que dão conta de uma verdadeira mania de cordialidade, que faz com que os visitantes que um dia conhecem a Paraíba nunca deixem de voltar ao Estado.

E é neste dia feliz para o Estado que o jornal Correio da Paraíba comemora também cinqüenta anos de sua fundação.

Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de, neste momento em que homenageamos nosso Estado, registrar os nossos parabéns aos empresários que conduzem o jornal Correio da Paraíba e fazem dele, segundo os indicadores do IVC, um jornal que tem 70% dos leitores de todo o Estado da Paraíba.

Aproveitando este momento, quero daqui parabenizar o empresário Roberto Cavalcanti e Beatriz Ribeiro, assim como o executivo Alexandre Jubert e a jornalista Lena Guimarães, que respondem pela direção do jornal.

Era esta a comunicação, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2003 - Página 22189