Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, no dia de hoje, do Dia Nacional da Saúde. (Como Líder)

Autor
Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Comemoração, no dia de hoje, do Dia Nacional da Saúde. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2003 - Página 22229
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, SAUDE, SIMULTANEIDADE, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, OSVALDO CRUZ (SP), MEDICO SANITARISTA.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PREMIO, RECONHECIMENTO, EMPENHO, COMBATE, TABAGISMO.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra apenas para fazer algumas referências.

Cinco de agosto, é o Dia Nacional da Saúde, e, também, o dia do nascimento de Osvaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro que mostrou ao mundo a importância de vacinar as pessoas.

Até Osvaldo Cruz erradicar a febre amarela e controlar a varíola no início do século retrasado, o mundo não acreditava na eficiência da vacina. Ele conseguiu conscientizar o mundo e a vacinação passou a ser respeitada e utilizada. Atualmente, já conseguimos, praticamente, erradicar o vírus da poliomielite e o da varíola no mundo pela ação de um brasileiro, Osvaldo Cruz. E, como sou um trabalhador da saúde, não poderia deixar isso passar em branco.

Faço também o registro de que o Ministro Humberto Costa recebeu um importante prêmio internacional pelo seu desempenho no Ministério da Saúde na luta antitabagista. Foi na Finlândia, no Encontro Mundial Tabaco ou Saúde. É uma oposição entre tabaco e saúde.

Como estou falando em tabaco, registro aqui que ele está relacionado a 30 de cada 100 mortes por câncer. Ele é um fator cancerígeno utilizado amplamente e, infelizmente, vejo que a juventude o está usando ainda mais.

Para ilustrar melhor, basta falar da relação do câncer de pulmão. De cada 100 pessoas que morrem de câncer de pulmão, 90 têm o hábito de fumar cigarros dos 20 aos 30 anos. Essa é uma pesquisa muito antiga, que é confirmada a cada dia que passa. Além disso, há o fato de os homens que usam o tabaco estarem mais expostos ao câncer de próstata e, nas mulheres, a incidência de câncer do colo uterino e de mama têm aumentado.

Era esse o registro que tinha a fazer, para não deixar passar em branco o Dia Nacional da Saúde.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2003 - Página 22229