Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa das reivindicações dos municípios na reforma tributária. (Como Líder)

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA TRIBUTARIA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Defesa das reivindicações dos municípios na reforma tributária. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2003 - Página 22471
Assunto
Outros > REFORMA TRIBUTARIA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • LEITURA, MANIFESTO, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CONGRESSO NACIONAL, ANUNCIO, CRIAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, APOIO, REIVINDICAÇÃO, MUNICIPIOS, PARTICIPAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ARRECADAÇÃO, IMPOSTOS, DEBATE, REFORMA TRIBUTARIA, SOLICITAÇÃO, MEDIDA DE EMERGENCIA, GOVERNO FEDERAL, SOLUÇÃO, CRISE, PREFEITURA, BRASIL, SITUAÇÃO, INSOLVENCIA, INADIMPLENCIA, MOTIVO, REDUÇÃO, REPASSE, RECURSOS FINANCEIROS.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dois fatos urgentes, graves, me trazem à tribuna, razão pela qual insisti para falar como Líder do PMDB. Primeiro: a exacerbação mais uma vez verificada aqui em Brasília. Nunca é demais, Sr. Presidente, advertir que a democratização do País nos custou muito caro. E nós, de forma nenhuma, podemos concordar com algo que eventualmente possa comprometê-la.

O outro assunto, não menos urgente, refere-se à crise dos Municípios. Ontem, tive oportunidade de, como Líder, falar a esse respeito. E, hoje, na reunião semanal da Bancada do PMDB, tivemos a oportunidade de levantar a bandeira em defesa dos Municípios e publicar um manifesto, para o qual peço a atenção de V. Exªs, pois, rapidamente, irei lê-lo:

A Bancada de Senadores do PMDB, reunida no dia de hoje, vem, de público, cobrar uma solução emergencial para a crise que atinge a grande maioria das cerca de 5.500 Prefeituras do País. Nosso Partido tem um compromisso histórico e inarredável com a Federação e com os Municípios.

O quadro nas cidades é grave. A queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e a redução da atividade econômica têm acentuado a insolvência das Prefeituras. A situação administrativa, principalmente das pequenas e médias cidades, é caótica, com a paralisação de vários serviços e a suspensão de pagamentos a fornecedores, sem falar no corte radical de investimentos, sobretudo pelo contingenciamento dos recursos da União Federal.

A Bancada do PMDB no Senado Federal deseja anunciar que, nesta quinta-feira (07/08), às 10 horas da manhã, estará sendo criada a Frente Parlamentar Pró-Municípios, que vai trabalhar na defesa das Prefeituras. Nosso Partido reafirma o compromisso de apoiar a justa reivindicação dos Municípios de participar da receita da CPMF e da CIDE.

O Senado Federal é a Casa da Federação. Não pode - e não vai - Ficar indiferente a tal crise. Nós temos a responsabilidade constitucional de cuidar do equilíbrio entre União, Estados e Municípios, mantendo intacto o pacto federativo. O PMDB não admite um federalismo predatório que mata aos poucos os pequenos e médios Municípios. É preciso envolver os Prefeitos no debate da reforma tributária e procurar uma saída urgente para a atual crise.

Sr. Presidente, a nota está assinada por todos os Senadores do PMDB.

Era, portanto, a leitura que gostaria de fazer para esta Casa e para o País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2003 - Página 22471