Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao edital de licitação destinado à renovação do enxoval do Palácio da Alvorada.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao edital de licitação destinado à renovação do enxoval do Palácio da Alvorada.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2003 - Página 22524
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, LANÇAMENTO, EDITAL, LICITAÇÃO, AQUISIÇÃO, PRODUTO, RESIDENCIA OFICIAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INCLUSÃO, PRODUTO SUPERFLUO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, CRITICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EXCESSO, PRODUTO, EDITAL, LICITAÇÃO.

LENÇÓIS COM BORDADO INGLÊS PARA RENOVAR O ENXOVAL DO ALVORADA

O SR. ARTHUR VIRGILIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o mesmo governo petista, que “libera geral” para os altos salários, taxa inativos e reduz pensões de viúvas, a pretexto de equilibrar as contas públicas, parece não dispensar a mesma contenção na própria casa. É o que se deduz de edital de licitação para que o Governo do Presidente Lula compre lençóis com bordado inglês, toalhas de cambraia de linho e taças de cristal para champanhe.

A informação está sendo divulgada hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo, dando conta de novos gastos da família presidencial e, de quebra, para o Palácio do Jaburu. Vai ser adquirido um novo e completo enxoval para o Alvorada, para a Granja do Torto e para o Palácio do Jaburu, este último residência oficial do Vice-Presidente José Alencar.

A licitação não dispensa nem mesmo roupas de uso pessoal, como 15 roupões nos tamanhos extragigante, gigante e médio, além de 300 colchas de piquê de solteiro, 120 colchões, 20 toalhas de piscina e 66 cobertores, sendo 6 de casal e 609 de solteiro, nas cores salmão, creme ou amarelo.

Diz o jornal que o edital não indica os valores, exigindo apenas que as empresas apresentem o menor preço para cada item.

A compra, que mais parece ser para um hotel, inclui também, em outro edital de licitação, compra de 139 itens de gêneros alimentícios, que vão de especiarias como orégano a bombons Sonho de Valsa.

Para que se avalie melhor o verdadeiro festival de esbanjamento patrocinado pelo governo petista, leio a seguir a notícia de O Estado de S.Paulo, sob o título “Alvorada vai às compras para renovar enxoval”, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

É a seguinte a matéria a que me refiro:

 

**************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

****************************************************************

            Alvorada vai às compras para renovar enxoval

Governo abre licitação para adquirir de taças de champanhe a roupões extragigante.

            TÂNIA MONTEIRO

BRASÍLIA - Governo novo, casa nova, enxoval novo. Os Palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e do vice-presidente da República, além da Granja do Torto, receberão em poucos meses, um novo e completo enxoval. A Presidência da República abriu licitação para a compra de 39 itens que vão desde taças de cristal para champanhe, vinhos branco e tinto e água (600, no total), até 15 roupões nos tamanhos extragigante, gigante e médio, 300 colchas de piquê de solteiro, 120 colchões, 20 toalhas de piscina e 66 cobertores, sendo 6 de casal e 60 de solteiro nas cores salmão, creme ou amarelo.

O valor que se espera gastar na compra não consta do edital, que exige que as empresas apresentem nas propostas o menor preço para cada um dos itens.

Outra licitação em curso é para a compra de 139 itens de gêneros alimentícios, em que poderão ser gastos R$ 145 mil. Neste caso, a lista do governo inclui especiarias como açafrão, pimenta do reino e orégano, bombons Sonho de Valsa, diversos tipos de chá (erva-doce, jasmim etc), alcaparra, atum, adoçantes achocolatados e sete mil quilos de açúcar. Na comida dos habitantes dos palácios utiliza-se óleo de menos colesterol, o óleo de canola.

Entre as louças, pretende-se comprar 200 pratos de mesa decorados com colunas do Alvorada em porcelana branca com 26 cm de diâmetro e friso dourado nas bordas. Também serão adquiridas cem xícaras para café com pires em porcelana branca, com brasão (colorido) com as armas nacionais.

Os 600 copos de cristal a serem adquiridos devem ter pé lapidado à mão, com selo ouro de primeira qualidade. São 150 taças para água, 150 para vinho branco, 150 para vinho tinto e 150 para champanhe.

No edital para a renovação das louças, talheres e objetos de cama, mesa e banho dos palácios que são ocupados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice, José Alencar, constam o pedido para aquisição de 15 roupões de banho - todos brancos, felpudos e 100% em algodão egípcio - sendo cinco do tamanho extragigante, cinco gigante e cinco de tamanho médio. Assim, qualquer que seja o manequim, o visitante poderá usá-lo. Também está prevista a compra de conjuntos de lençol, virol e fronha de casal brancos, 100% em algodão, com acabamento em bordado inglês. Na lista das roupas de cama constam ainda 300 lençóis de solteiro e 300 fronhas. Serão compradas também 64 toalhas de mesa redondas e retangulares, todas em cambraia de linho e bordadas à mão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2003 - Página 22524