Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Jornalista Roberto Irineu Marinho.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Jornalista Roberto Irineu Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2003 - Página 22587
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROBERTO MARINHO, JORNALISTA, EMPRESARIO, EMISSORA, TELEVISÃO, JORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, ATUAÇÃO, INCENTIVO, MELHORIA, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, PAIS.
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, MEMBROS, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu também gostaria de aproveitar esta oportunidade para falar favoravelmente a esse requerimento, tendo em vista a importância do Sr. Roberto Marinho para o Brasil em todo o século passado.

O Dr. Roberto Marinho praticamente viveu um século inteiro; foi um homem empreendedor até os últimos minutos da sua vida; foi um líder que implantou aqui no País a maior rede de televisão da América Latina, uma rede que, desde o início do seu funcionamento, sempre teve a qualidade como principal objetivo. E sabemos que a qualidade em uma rede de televisão, principalmente em uma rede com a audiência que a Rede Globo tem, é muito importante para a formação e para a cultura do povo. A montagem dessa rede de televisão, com o melhor da tecnologia, com o melhor do mundo artístico brasileiro e com a sua abrangência - ela chega, Sr. Presidente, aos mais longínquos municípios do nosso País -, teve e tem uma grande importância cultural para o Brasil.

Gostaria também de ressaltar o papel do Dr. Roberto Marinho na montagem do jornal O Globo, que é um dos maiores jornais do País, de excepcional qualidade, um jornal do Rio de Janeiro que circula no País inteiro. Nós, Senadores e Deputados, no Congresso, estamos acostumados a conviver diariamente com seus repórteres, com seus articulistas, com seus comentaristas, e testemunhamos a isenção com que realizam o seu trabalho.

O Dr. Roberto Marinho foi um homem de muitas iniciativas e de muitos trabalhos, todos eles voltados para o conceito de qualidade, mas eu gostaria de levantar neste momento um outro aspecto de sua vida, que foram as iniciativas que ele tomou na área da educação.

Todos sabemos que a área de educação em nosso País é uma espécie de calcanhar-de-aquiles. É uma área que representa um grande obstáculo para que possamos crescer e nos desenvolver. Todos os países que deram prioridade ao seu sistema educacional cresceram, desenvolveram-se, mesmo sem muitos recursos naturais. No Brasil, ainda temos um sistema educacional muito frágil, de baixa qualidade, somente agora é que se está conseguindo atingir toda a população de baixa renda, na faixa etária correta.

Há duas iniciativas do Dr. Roberto Marinho e da Rede Globo que são importantíssimas para a educação brasileira. A primeira delas é a própria Fundação Roberto Marinho, uma ONG que foi fundada pelo Dr. Roberto Marinho há 25 anos e que tem se dedicado a desenvolver e a colaborar com as secretarias de educação estaduais e municipais, com as escolas, para melhorar a qualidade da educação brasileira. Como Secretário da Educação de Pernambuco, tive oportunidade de realizar diversos trabalhos em conjunto com a Fundação Roberto Marinho e posso dar o testemunho aqui da seriedade e da importância que essa fundação tem hoje para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Outra é o canal Futura, uma iniciativa também da Rede Globo com mais dez grandes empresários brasileiros, para termos uma TV a cabo voltada unicamente para a educação. Estão ali trabalhando os mais importantes artistas da Rede Globo, os mesmos que têm grande popularidade por trabalharem nas novelas, nos programas de auditórios, enfim, naqueles programas que a população brasileira mais assiste. Fazendo programas sobre educação, eles são uma atração a mais, um chamariz a mais para que a população brasileira - crianças e adultos - se interesse pelos programas educativos.

Gostaria, portanto, de trazer aqui o meu abraço de solidariedade à família do Dr. Roberto Marinho, principalmente aos seus três filhos, José Roberto, João Roberto e Roberto Irineu, a todos os funcionários, repórteres, artistas, enfim, a todos aqueles que trabalham nas Organizações Globo.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2003 - Página 22587